A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e da GCM (Guarda Civil Municipal), em parceria com a Polícia Militar, segue com as ações da Operação Natal Seguro, que tem como objetivo a fiscalização de irregularidades no trânsito, com foco em motocicletas, e também com o intuito de coibir crimes.
Ontem, 18/12, de manhã, as equipes fiscalizaram veículos acima de três eixos que transitam em locais proibidos, em ação na avenida Pádua Dias, defronte ao n° 11, no bairro São Judas, local que registra alto índice dessa infração. Em duas horas, das 10h às 12h, foram flagradas oito carretas pelo local, que é devidamente sinalizado, e lavrados dez autos de infração.
Também ontem, à tarde, na região central, as forças de segurança – Semuttran, GC e PM – realizaram operação conjunta. Foram fiscalizadas 41 motos e houve duas apreensões, dois bloqueios e oito autos de infração.
A titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, ressalta que as ações são importantes durante o ano todo e são reforçadas neste período de festas. “A visibilidade das equipes policiais no local é eficaz para proporcionar maior sensação de segurança à população, visando impedir crimes e desobediência às leis de trânsito. Além disso, continuamos em fiscalizações constantes para carros estacionados em vagas especiais sem autorização, para caminhões parados em locais proibidos, entre outras”, disse.
CAMPANHA – Para auxiliar na conscientização sobre a importância de respeitar as leis visando um trânsito mais seguro, a Semuttran, em parceria com o CCS (Centro de Comunicação Social), desenvolve a campanha denominada Pode Parar, com peças para mídias on e offiline que evidenciam, de forma humanizada, orientações didáticas sobre o que não deve ser feito nas vias públicas, como usar o celular enquanto dirige, estacionar na faixa de pedestre, avançar o sinal vermelho, pilotar moto sem capacete e ultrapassar limites de velocidade.