Portal do Município de Piracicaba

Força-tarefa trabalha para amenizar danos causados pela chuva

Temporal causou estragos em diversos bairros e, até às 16h, foi contabilizada a queda de 18 árvores; equipes seguem mobilizadas para normalizar a situação

Por CCS / Publicado em 22/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Uma força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba, integrada pela Defesa Civil e diversas secretarias, e do Corpo de Bombeiros atua para amenizar os estragos causados pela forte chuva registrada nesta segunda-feira, 22/09. De acordo com dados da da Estação Meteorológica da Esalq-USP, a velocidade máxima do vento chegou a 95 km/h às 14h.

Até às 16h, foi contabilizada a queda de 18 árvores em diferentes bairros, entre eles Parque Peória, Centro, Vila Independência, Bela Vista, Piracicamirim, Vila Cristina, Nova Piracicaba, Algodoal, Vila Rezende, Castelinho, Vila Monteiro, Artemis e no Horto Florestal de Tupi.

A imagem mostra uma árvore caída atravessada numa rua, bloqueando o trânsito. A palavra "PARE" está pintada no asfalto em frente à árvore, e um sinal de "PARE" também é visível num poste próximo. Há detritos espalhados pela estrada, incluindo lixo e ramos da árvore. Ao fundo, vêem-se casas com telhados vermelhos e uma parede amarela. O céu está nublado, sugerindo condições meteorológicas adversas. A cena indica que a árvore caiu devido a uma tempestade ou ventos fortes.
Até às 16h de hoje, 22.09, foi contabilizada a queda de 18 árvores em diferentes bairros

Em alguns bairros, as árvores que foram derrubadas atingiram a fiação, deixando moradores sem energia. Na rua Governador Pedro de Toledo, no Centro, a força do vento danificou a proteção de um prédio em construção, que acabou derrubando fios e atingindo veículos estacionados.

A imagem mostra uma rua residencial com um céu nublado e uma árvore caída que bloqueia parcialmente a faixa de pedestres e a rua. Um carro prateado está estacionado próximo à árvore, e uma motocicleta está ao lado do carro. Há algumas pessoas na rua, observando a situação. Um prédio alto e branco com uma torre no topo é visível ao fundo, entre as casas. A rua parece molhada, sugerindo que choveu recentemente. A queda da árvore parece ter afetado a fiação elétrica, pois alguns fios estão pendurados perigosamente.
Força-tarefa da Prefeitura atua para desobstruir vias após a chuva
A imagem mostra uma rua com prédios em ambos os lados, com uma linha de carros estacionados. O céu está nublado, e a rua parece estar molhada, sugerindo que choveu recentemente. Há muitos fios elétricos suspensos sobre a rua, que parecem estar em mau estado, com alguns fios caídos ou pendurados perigosamente. Em destaque, um dos fios parece estar preso a um poste e desce em direção à rua, com fitas amarelas e pretas amarradas a ele, possivelmente indicando um perigo ou uma área isolada. Os prédios na rua variam em estilo e cor, com alguns tendo fachadas mais modernas e outros com arquitetura mais antiga. Há sinais de comércio nas fachadas, como lojas e placas. A rua está sinalizada com faixas amarelas no asfalto e uma placa indicando "LOMBADA".
Em alguns bairros, as árvores derrubadas atingiram a fiação, deixando moradores sem energia.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também sofreu danos: parte do telhado do prédio do Centro Cirúrgico foi arrancada pelo vento e as vidraças ficaram destruídas.

A imagem mostra a lateral de um edifício com a fachada pintada em branco na parte superior e verde na parte inferior, com uma faixa laranja no meio. O telhado de metal cor de ferrugem, que se estende sobre a lateral do edifício, parece danificado, com algumas partes soltas ou quebradas. Restos de telhas de barro estão espalhados no chão, juntamente com poças de água, o que sugere que choveu recentemente ou que houve algum vazamento. Uma grade de metal acompanha a lateral do edifício, protegendo a área externa. Ao fundo, podem ser vistas outras construções e vegetação, incluindo palmeiras, sob um céu nublado.
O telhado do Centro Cirurgico do CCZ sofreu danos após a chuva

Equipes da força-tarefa trabalham na desobstrução de vias, remoção de resíduos e na reorganização das áreas mais atingidas.

Segundo o Climatempo, há previsão de chuva rápida para esta terça-feira, 23/09. No entanto, para o restante da semana, a previsão indica apenas formação de nuvens e temperaturas mais amenas.

ALERTA – Em caso de chuva, há pontos que devem ser evitados, sob risco de alagamento. São eles: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência, avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população, que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.