A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa entre a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Defesa Civil e Guarda Municipal, finalizou na quinta-feira (23), a limpeza na área verde no Jardim Maracanã, do entorno do córrego do Piracicamirim. O trecho de mais de um quilômetro fica entre as Ruas Frei Tomé de Jesus, Bento Ferraz de Arruda, Jacob Vagner e São Dimas. Foram recolhidas 114, 24 toneladas de entulho.
Para esta ação, a Prefeitura conta com uma equipe de funcionários da Sedema, um caminhão e uma retroescavadeira. A Guarda Civil participou da ação para dar suporte e segurança à equipe, já que a área é considerada de risco pela Defesa Civil.
De acordo com Ludmar Romanini, do setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema, a exemplo das outras ações conjuntas de limpeza de córrego que a Prefeitura vem executando, desta vez também foram retiradas grande quantidade de lixo doméstico, entulho de construção civil, móveis, roupas, galhos de árvore e pedaços de madeira
Prefeitura enviou equipe de funcionários da Sedema, um caminhão e uma retroescavadeira
Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, quando estes resíduos são descartados de forma irregular ou jogados diretamente nos córregos, causam grandes transtornos. “Muitas vezes eles são transportados pela água e entopem galerias, causando alagamentos, mau cheiro e poluição visual”, afirmou Odair.
Romanini lembrou que a cidade possui uma rede bem estruturada para receber diferentes tipos de resíduos, então não se justifica o descarte de resíduos em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. “O município dispõe de coleta seletiva regular, uma Central de Resíduos e também nove Ecopontos, e ainda mais de 10 pontos de recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes”, lembrou Romanini.
Também foram retirados do entorno do córrego entulho de construção