Força-tarefa realiza 80 inspeções e interdita 8 estabelecimentos
A força-tarefa criada pela Prefeitura para coibir o desrespeito aos protocolos de prevenção à Covid-19, formada por representantes do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Secretaria de Finanças, Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu) e Polícia Militar, realizou entre os dias 03 e 07/03, 80 inspeções em diversos estabelecimentos entre bares, restaurantes e lanchonetes. As festas clandestinas também foram alvo da fiscalização. Desde sábado, 06/03, Piracicaba está na fase Vermelha no Plano São Paulo de combate ao coronavírus. Nessa fase, apenas as atividades essenciais são permitidas.

Bar na região Central reunia aproximadamente 80 pessas
Durante as operações de fiscalização, 8 estabelecimentos comerciais foram interditados, com o encerramento das atividades de imediato, por não cumprirem as determinações do decreto estadual e municipal.
Na sexta-feira, 05/03, por meio de denúncia anônima, a força-tarefa interditou um estabelecimento no Centro, que reunia aproximadamente 80 jovens num espaço destinado aos jogos de sinuca e bocce. No sábado, 06/03, o grupo recebeu 4 denúncias de festas clandestinas. Os responsáveis foram orientados e as atividades foram encerradas.
TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO – O trabalho de abordagem da força-tarefa passa pelas etapas de orientação, notificação e auto de infração. As multas só acontecem quando os estabelecimentos comerciais desrespeitam todas as fases anteriores. Desde o início do ano, a Prefeitura aplicou 4 multas em estabelecimentos reincidentes, de valores que vão de R$ 2.800,00 a R$ 5.800.00.
PARA DENUNCIAR – As denúncias sobre atividades não essenciais, festas clandestinas ou aglomerações podem ser feitas pelos telefones153 (Guarda Civil) e 156 (Serviço de Informação à População).
