A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa entre autarquias e as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Obras (Semob), Trânsito e Transporte (Semuttran), Água e Esgoto (Semae) e Defesa Civil, iniciou na segunda-feira (18), a limpeza do córrego da Colônia. Inicialmente o trabalho está concentrado no trecho que compreende a Rua Professor Arthur Madeira até a Rua Benjamin Constant.
De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, a exemplo das outras ações conjuntas de limpeza de córrego que a Prefeitura vem executando, desta vez também estão sendo retirados de dentro do córrego lixo, entulho, galhos de árvore e pedaços de madeira que obstruem a passagem da água e prejudicam a paisagem.
Para esta ação, a Prefeitura conta com uma equipe de funcionários, máquinas, caminhões e também motosserra.
O responsável pela Defesa Civil comentou que “além do lixo e entulho que estamos retirando do leito do córrego, fazendo a desobstrução. Muitos materiais transportados para o leito acabaram se enroscando em galhos, ocasionando possíveis pontos de transbordamento”.
A limpeza se estende às margens do Córrego da Colônia e também à área verde do local que, segundo Odair, está servindo de depósito de lixo e entulho.
O responsável pela Defesa Civil comentou sobre os riscos. “O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, o que pode causar alagamentos, mau cheiro e poluição visual. É importante destacar que não há necessidade alguma de descartar esses materiais em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios, já que o município dispõe de coleta seletiva de lixo e também de Ecopontos, que recebem entulho”, disse.
O local estava cheio de entulho e o lixo que, transportados pela água, entopem galerias