O trabalho realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), durante 2022 está ajudando a minimizar os impactos das fortes chuvas nas estradas e pontes da zona rural neste início de ano.

De acordo com a secretária Nancy Thame, da Sema, algumas medidas foram tomadas e intensificadas para que a zona rural sofresse menos nesta temporada, como manutenções preventivas de pontes, aumento da frota e uso de materiais com maior durabilidade.

“Neste mesmo período em 2022 tivemos nove pontes afetadas pelas chuvas e estradas interditadas. Ao longo do ano, todas foram reformadas e continuamos realizando uma frequente revisão de todas elas e programando pequenos reparos em outras”, conta Nancy.

Para a manutenção das estradas, a Sema investiu, em 2022, R$ 1.295.000 na compra de pedregulho, somando 35 mil toneladas, um material que apresenta maior durabilidade, mas que só pode ser aplicado fora da época de chuvas.

“Intensificamos o uso do pedregulho na época de seca no ano passado, principalmente em regiões mais propensas a ter problemas na chuva, então hoje isso nos dá menos manutenção e aguenta muito mais este período”, explica Nancy.

A perspectiva para 2023, segundo a secretária, é de uma significativa melhora neste setor. De acordo com Nancy, a Sema prevê adquirir mais 40 mil toneladas de pedregulho, 27 mil toneladas de agregado reciclado e 130 mil toneladas de lajão britado. Além deste investimento, uma nova frente de trabalho terceirizada de máquinas e caminhões está ajudando a ampliar os reparos, bem como a manutenção do maquinário também está mais ágil e permanente, em parceria com a Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos).

A Sema também aumentou sua frota com a vinda de quatro veículos entregues pelo Governo Estadual, sendo um caminhão basculante, um caminhão trucado com tanque pipa, uma retroescavadeira e a compra de uma escavadeira hidráulica para auxiliar nos serviços de manutenção.

Nancy também aponta o aumento de aproximadamente 40% no orçamento da secretaria em 2023, em comparação com 2022, e os novos concursos públicos que ajudaram a repor alguns quadros desfalcados da Sema.

“Ainda temos o desafio de ir gradativamente cobrindo todo o território rural com técnicas e materiais mais adequados e perenes, a fim de reduzir as emergências. Porém, com todos esses avanços já estamos sentindo que em função do trabalho realizado em 2022, nós estamos com menos impacto da chuva sobre a manutenção das pontes e estradas neste início de ano”, afirma Nancy.

MANUTENÇÕES DA SEMANA – Nesta semana, marcada pelas fortes chuvas, a equipe da Sema realizou serviços em seis bairros da zona rural de Piracicaba.

No bairro Floresta, na estrada José Saul Chinelato (PIR 264) foi realizado o assentamento de tubulação para passagem de água e aplicação de lajão britado, por solicitação dos moradores. Os serviços já foram concluídos.

A Sema também finalizou uma contenção de erosão com lajão britado na estrada Antonio Abdalla (PIR 194), no bairro Chicó. A equipe de manutenção e conservação de pontes fez a limpeza da vegetação em duas pontes da PIR 011/220, no bairro Passo Cinco, e na PIR 007/260, no bairro Pau Queimado.

Um reparo emergencial foi feito na PIR 264, no bairro Nova Suiça, com tapa buraco, a pedido da população. A secretaria continua na próxima semana a aplicação de lajão britado e agregado reciclado na PIR 027W, conhecida “estrada do Piedade”, no bairro Paredão Vermelho.

A Sema investiu em 2022 R$1.295.000 na compra de pedregulho, um material que apresenta maior durabilidade

Equipe da Sema reformou pontes fragilizadas e continua o constante monitoramento