Portal do Município de Piracicaba

Força-tarefa da Prefeitura trabalha para amenizar danos causados pela chuva

Por CCS / Publicado em 12/12/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra uma cena de destruição após um evento climático, possivelmente uma tempestade. Uma árvore de grande porte caiu sobre uma rua, bloqueando o trânsito e danificando a fiação elétrica que cruza a via. Várias pessoas, vestindo uniformes de trabalho, estão no local avaliando os danos e iniciando os trabalhos de remoção dos destroços. Duas pessoas vestem uniformes verdes com o logo "ENGEMAIA", uma delas parece estar com uma motosserra, indicando o início do corte da árvore. Outras duas pessoas vestem macacões amarelos, possivelmente pertencentes a uma equipe de emergência ou de serviços públicos. Um carro branco está parcialmente coberto por galhos e fita de isolamento amarela, sugerindo que foi atingido pela queda da árvore. A fiação elétrica está espalhada pela rua, representando um perigo iminente. O asfalto está molhado e há folhas e galhos espalhados por toda a área, indicando a força do evento que causou a queda da árvore. Ao fundo, pode-se ver a fachada de alguns estabelecimentos comerciais.
Equipes da Prefeitura seguem mobilizadas após a chuva da tarde de hoje

Piracicaba registrou 15,66 milímetros de chuva em aproximadamente 1h30 na tarde desta sexta-feira, 12/12, de acordo com dados do pluviômetro da base da Defesa Civil. Foram registradas quedas de árvores em, pelo menos, quinze pontos da cidade.

A imagem mostra uma equipe de trabalhadores removendo uma árvore caída em uma área urbana. Um caminhão com cesto aéreo está posicionado, com um trabalhador dentro do cesto, aparentemente manuseando equipamentos. Outro caminhão, equipado com um guindaste e garra, está levantando um grande tronco de árvore. Vários troncos e galhos de árvore estão espalhados pelo chão, indicando que a árvore foi significativamente desmembrada. Os trabalhadores estão usando equipamentos de segurança, como capacetes e coletes. Ao fundo, prédios e vegetação sugerem um ambiente residencial ou comercial. A cena transmite a ideia de um trabalho de remoção de árvores em andamento, possivelmente após uma tempestade ou por questões de segurança.
Foram registrados danos decorrentes da chuva em pelo menos 15 pontos do município

A forte chuva, acompanhada por ventos, mobilizou a força-tarefa da Prefeitura, integrada pelas Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. As equipes atuam desde o início da tarde para amenizar os impactos e restabelecer a normalidade.

A cena retrata uma equipe de trabalhadores limpando os destroços de uma árvore que caiu, provavelmente devido a uma tempestade. Quatro homens, todos vestidos com uniformes verdes e capacetes, estão envolvidos na tarefa. Um deles, na frente esquerda, usa uma motosserra para cortar um galho grosso fallen tree. Ao seu lado, à direita, um triturador de galhos amarelo está posicionado, com um funcionário alimentando-o com detritos verdes. Mais atrás, dois outros trabalhadores parecem estar reunindo galhos e folhas caídos no chão, possivelmente para alimentar o triturador. Uma caminhonete branca está estacionada atrás do triturador, com sua caçamba aberta, pronta para receber o material triturado. A área ao redor está coberta de galhos e folhas, e o pavimento é de pedras irregulares. Ao fundo, casas e árvores completam o cenário, sugerindo que o incidente ocorreu em uma área residencial.
A prioridade para remoção é para as árvores que atingem residências, obstruem vias e caídas sobre redes de energia

“Estamos com todas as nossas equipes nas ruas, além das terceirizadas, e vamos trabalhar ininterruptamente para amenizar os estragos da chuva, em parceria com o Corpo de Bombeiros e CPFL. Muitos postes caíram por conta da queda de árvores na rede. Vamos trabalhar no fim de semana, se necessário, até que seja restabelecida a normalidade”, explica o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio.

As quedas de árvores ocorreram em diversas vias, entre elas: avenida Limeira (em frente à FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba), av. Oswaldo Cruz, av. Maurice Allain, rua do Rosário, rua Dona Maria Elisa, av. Luiz de Queiroz, av. Barão de Serra Negra, rua Dr. Jorge Augusto da Silveira, rua Edu Chaves, na rua Saldanha Marinho e no Parque da Rua do Porto.

O Parque do Mirante e as proximidades da Praça da Matriz, na Vila Rezende, também apresentaram quedas de árvores e de postes em diferentes pontos.
Na região do bairro Morumbi, houve alagamento na rua Dr Jorge Augusto da Silveira.

O número de árvores caídas ainda está sendo contabilizado pelas equipes. Até às 17h50 não havia registro de vítimas. A prioridade para remoção é para as árvores que atingem residências, obstruem vias e caídas sobre redes de energia.

TRÂNSITO – Até as 18h30, a queda de energia afetava o funcionamento de semáforos em cruzamentos da Av. Dona Francisca. São eles: cruzamento com Av. Limeira, Rua Dr Morato, Rua Mário Define, Rua Jerônimo Galo, Rua Dr João Tedesco, Av. Manoel Conceição e Av. Barão de Serra Negra.
FECHADO – A chuva e o vento forte afetaram a região do Parque do Mirante, na Vila Rezende. O Aquário Municipal, que fica no espaço, estará fechado amanhã, sábado, 13/12, e domingo, 14/12, para manutenção.
As equipes seguem em atendimento e monitoramento contínuo dos locais afetados e mobilizadas para atender às ocorrências e garantir a segurança da população.
ORIENTAÇÃO – A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante períodos de chuva e ventos fortes, evitando transitar em locais alagados, estacionar veículos próximos a árvores ou construções em obra e circular em calçadas com árvores de médio e grande porte. Também é importante atenção para possíveis quedas de postes e fiação energizada.
O Defesa Civil disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis em www.spalerta.sp.gov.br.
SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199.


Notícias relacionadas
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Serviços Públicos Trânsito e transportes
Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.