Simap e Semozel realizaram desobstrução e reparos nas placas da passarela localizada à avenida Francisco Abel Pereira

A força-tarefa da Prefeitura segue trabalhando para amenizar os efeitos da chuva e atender a população atingida tanto na zona urbana quanto rural da cidade. Não há registro de vítimas nem desabrigados, segundo a Defesa Civil.

Até o momento, foram registradas 40 quedas de árvores e desobstrução de 46 bueiros em diversos pontos da cidade; todas as solicitações foram atendidas pelas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e de Obras e Zeladoria (Semozel).

As pastas executaram hoje, 16/01, limpeza e reparos nas placas da passarela localizada à avenida Francisco Abel Pereira, no bairro Castelinho. O local voltou a ficar obstruído após a chuva da última sexta-feira, 13/01, e placas foram danificadas novamente. Agora é preciso esperar a secagem das placas; a passarela deve ser liberada para uso até o fim da semana.

Simap também precisou realizar serviços de limpeza no cruzamento das avenidas Francisco Abel Pereira e Morgado de Matheus

Ainda na região, a Simap precisou realizar serviços de limpeza no cruzamento das avenidas Francisco Abel Pereira e Morgado de Matheus, já que as vias ficaram tomadas por barro após as chuvas do fim de semana. Também foram feitas desobstruções de galerias de águas pluviais nas avenidas Rui Teixeira Mendes e Jaime Pereira.

Também foram feitas hoje, 16-01, desobstruções de galerias de águas pluviais nas avenidas Rui Teixeira Mendes e Jaime Pereira

NÍVEL NORMALIZADO – A Defesa Civil segue monitorando rios e pontos de alagamento. O rio Piracicaba está com nível normal, registrando às 15h30 de hoje, 2,69 metros e vazão de 178 m3/s. O rio chega ao estado de atenção ao atingir 3,2 metros; ao estado de alerta aos 3,7 metros; ao estado de emergência com 4,2 m e extravasa ao atingir os 4,7m. A previsão de chuva para amanhã é de apenas 10mm.

Os pontos que podem alagar em Piracicaba são: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência; avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.

Quanto ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.

O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio. A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.