A força-tarefa da Prefeitura, entre as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Obras (Semob) e Defesa Civil, já executou mais de 50% da limpeza de curso de águas pluviais na comunidade Pereirinha, região do São Jorge. Os serviços tiveram início no último dia 22/11 e devem ser concluídos até o fim desta semana. Os serviços tiveram início no último dia 22/11 e devem ser concluídos até o fim desta semana A ação integra a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que aconteceu até o dia 26/11.

O foco da limpeza, de acordo com a Sedema, é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti – causador da dengue, zika e chikungunya – e também evitar o aparecimento de animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas. Mais de 50% dos serviços de limpeza de curso d’água na comunidade Pereirinha já foram concluídos

Entre os materiais mais retirados do curso d’água, que corta a comunidade Pereirinha em toda sua extensão, estão lixo, entulho e galhos.

A Sedema alerta que o descarte irregular de entulho se enquadra na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que determina que a prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.