Portal do Município de Piracicaba

Força-tarefa atua para minimizar danos causados pelas chuvas em Piracicaba

Equipes da Prefeitura, Bombeiros e CPFL trabalham desde sexta-feira em ações de desobstrução, limpeza e remoção de árvores

Por CCS / Publicado em 03/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Uma força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba, formada pelas secretarias de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, por meio da Defesa Civil, e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a CPFL, atua desde sexta-feira, 31/10, para amenizar os danos causados pelas chuvas registradas nos últimos dias em Piracicaba.

Segundo informações da Defesa Civil, nos últimos cinco dias foram registrados 94 milímetros de chuva, sendo 64 milímetros apenas ontem, domingo, 02/11. O volume ultrapassou o total de chuvas registrado no mês de outubro inteiro, que foi de 78,32 milímetros.

Até domingo, a Defesa Civil recebeu 11 solicitações de quedas de árvores. Na manhã desta segunda-feira, 03/11, as equipes trabalhavam na desobstrução de vias, do bolsão de estacionamento do Parque da Rua do Porto, na avenida Presidente Kennedy e em diversos bairros, como Centro, Vila Rezende, Tatuapé, Nova Piracicaba, Vila Industrial, Distrito Unileste, Jardim Petrópolis, Jardim Ibirapuera e Santo Antônio, entre outros que também registraram quedas de árvores.

A imagem mostra dois trabalhadores em um parque, utilizando equipamentos de segurança, como capacetes e protetores auriculares, enquanto um deles opera uma motosserra para cortar troncos de árvores. Ao fundo, um caminhão com cesto aéreo e outros veículos estacionados indicam que o trabalho pode envolver a remoção de galhos ou árvores caídas. A cena sugere uma operação de manutenção ou limpeza em área pública, com o chão coberto de serragem e pedaços de madeira.
Equipes da Prefeitura atuam desde sexta-feira para amenizar os danos causados pelas chuvas

As equipes da força-tarefa seguem atuando na desobstrução de vias, remoção de resíduos e reorganização das áreas mais atingidas.

* A imagem mostra dois trabalhadores carregando um caminhão com toras de madeira. * Um dos trabalhadores, vestindo um boné e óculos de proteção, está em pé no caminhão, segurando uma tora e colocando-a no monte. Ele usa uma camisa verde com um logotipo que diz "Eco Verde". * O outro trabalhador, também vestindo um boné e óculos de proteção, está em pé ao lado do caminhão, com as mãos apoiadas em uma tora que está no chão. Ele usa uma camisa verde semelhante com o mesmo logotipo. * O caminhão está carregado com muitas toras de madeira de vários tamanhos. O caminhão tem uma placa traseira que diz "BXe-8585" e "SP-PIRACICARA". * Ao fundo, há árvores verdes, grama e um céu nublado. Há também carros e algumas tendas azuis no fundo. * A cena parece ser de uma área urbana com muitas árvores, possivelmente um parque ou uma rua arborizada.
Até domingo, a Defesa Civil recebeu 11 solicitações de quedas de árvores

De acordo com o Climatempo, a previsão indica 12 milímetros de chuva para esta segunda-feira, 03/11, e 2 milímetros na terça-feira, 04/11. Para o restante da semana, quarta e quinta-feira devem ser de tempo firme, com chuvas retornando na sexta-feira, 07/11.

ENGENHO – No Parque do Engenho Central, na entrada pela passarela Pênsil, uma árvore da espécie Tipuana, com cerca de 30 metros de altura, caiu no leito do rio Piracicaba ontem, domingo, 02/11. De acordo com Pedro Maurano, da administração do Engenho, a árvore tinha aproximadamente 50 anos e apresentava cupins.

Na manhã desta segunda-feira, equipes estiveram no local para retirar as estruturas utilizadas em eventos e comunicar comerciantes de food trucks sobre a necessidade de remoção dos veículos e equipamentos, para que a retirada da árvore tenha início amanhã, 04/11. No Bosque do Engenho também foram registradas quedas de árvores.

ALERTA – A Defesa Civil orienta que, em caso de chuva forte, a população evite pontos com risco de alagamento, como: Av. Armando de Salles de Oliveira (entre o Terminal Central de Integração – TCI – e a avenida Independência), Av. 31 de Março e Rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis em www.spalerta.sp.gov.br.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.