O diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), professor dr. Guilherme Elias Pessanha Henrique, e o coordenador da FOP, professor dr. Márcio de Moraes, estiveram nesta tarde de hoje (26/02) no gabinete do secretário de Saúde, com o dr. Pedro Mello e o prefeito Barjas Negri, para falar sobre a o novo Programa de Residência na Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, aprovado pelo Ministério da Saúde (MS), por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).

A Portaria 33/18, que oficializa a criação da Residência na FOP-Unicamp, foi publicada dia 26 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), também com a aprovação do Ministério da Educação (MEC). A Residência terá 3 anos de duração e os alunos receberão bolsa de estudo de aproximadamente R$ 3.330,43, paga pelo MS. Os residentes vão atuar no Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFC) e no Hospital Regional (HR), o que fortalece o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com a especialidade cirúrgica.

“Esta é mais uma residência, agora em parceria com a FOP-Unicamp, que vem para consagrar o município em sua firme trajetória de transformação em um centro de formação na área de saúde. Desta vez, temos o setor odontológico como o grande diferencial, especificamente a cirurgia buco-maxilo-facial”, disse o secretário de Saúde Pedro Mello.

Para Guilherme Henrique, trata-se de um momento diferenciado. “É inédito na FOP uma residência que ao final de 3 anos teremos 6 profissionais atuando nos hospitais e na própria FOP, aprovada pelo MEC e MS, com direito a bolsa de estudos. Além disso, o momento é mais do que apropriado porque em breve teremos a inauguração do HR, que nos dará a oportunidade da atuação destes profissionais num hospital. Um diferencial dessa residencia vinculada à FOP é a possibilidade de entremear atividade clínica com a pesquisa, que é de excelência na FOP”.

No primeiro ano serão 2 vagas. O processo seletivo ocorrerá no dia 17 e 18 de março. As inscrições começam nesta terça-feira, 27, como estabelece o edital: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional/programa-de-residencia-multiprofissional-em-saude

A residência é aberta a todos os cirurgiões dentistas. Serão 60 horas semanais, equivalente a 8.640 horas ao final do curso. “A residência agrega a possibilidade de formação prática de novos cirurgiões buco-maxilo-faciais pela FOP-Unicamp, em parceria com o setor público, municipal e estadual”, observou Márcio de Moraes.