Portal do Município de Piracicaba

Finados: cemitérios municipais devem receber cerca de 25 mil visitantes

Os cemitérios da Saudade, da Vila Rezende e de Ibitiruna estarão abertos ao público na data das 7h às 18h

Por CCS / Publicado em 31/10/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem aérea revela um vasto cemitério, com fileiras e mais fileiras de túmulos dispostos de maneira organizada. As sepulturas variam em tamanho e material, com algumas apresentando detalhes em relevo e outras sendo mais simples. Caminhos de terra batida e alguns pavimentados com pedras claras dividem as seções do cemitério, permitindo o acesso. Árvores pontuam a paisagem, algumas com folhagens densas e verdes, outras com flores vibrantes, como uma árvore de flores roxas que se destaca no centro da imagem. Pequenas construções, possivelmente capelas ou escritórios administrativos, também aparecem em meio aos túmulos, adicionando elementos arquitetônicos à cena. A iluminação sugere que a fotografia foi tirada durante o dia, com sombras projetadas pelos túmulos e árvores, indicando a posição do sol.
Cemitérios municipais devem receber aproximadamente 25 mil visitantes neste domingo, Dia de Finados

Os cemitérios municipais devem receber aproximadamente 25 mil visitantes neste domingo, 2/11, Dia de Finados. A data é o principal dia de visitação no ano. Mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, os cemitérios da Saudade, da Vila Rezende e de Ibitiruna estarão abertos ao público na data, das 7h às 18h.

Segundo informações da Pasta, as pessoas poderão realizar limpeza dos jazigos no Dia de Finados. As reformas e pinturas poderão ser executadas até amanhã, dia 1º/11.

Para que a população possa homenagear seus entes queridos, estão programadas missas: na capela do cemitério da Saudade, as missas serão às 7h e às 8h30. Na Vila Rezende, às 8h e 10h. Para conforto dos visitantes, no cemitério da Saudade foi instalada uma tenda em frente à capela.

A imagem mostra um cemitério em um dia ensolarado. O céu está claro com algumas nuvens esparsas. Ao fundo, há torres de alta tensão e alguns edifícios. Em primeiro plano, um homem de camiseta azul e calça jeans está em frente a um jazigo, aparentemente limpando ou cuidando dele. Ele segura um balde amarelo em uma das mãos. Um pequeno arbusto com flores rosadas e folhas verdes está posicionado ao lado de um dos jazigos. O cemitério é composto por fileiras de jazigos de diferentes tamanhos e materiais, alguns com acabamento em azulejos, outros em mármore ou granito. A maioria dos jazigos tem um formato retangular, com alguns apresentando pequenas estruturas semelhantes a casinhas no topo. Um caminho de concreto contorna os jazigos, separando-os da rua asfaltada. As sombras das árvores e das estruturas projetam-se sobre o chão.
Para que a população possa homenagear seus entes queridos, estão programadas missas – no cemitério da Vila, serão às 8h e às 10h

As secretarias municipais de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, de Trabalho, Emprego e Renda, de Saúde e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) terão ações para dar apoio à população.

TRÂNSITO E TRANSPORTES – Agentes farão no domingo, monitoramento nos cemitérios da Vila Rezende e Saudade. No da Saudade, o trabalho será intensificado, atuando na segurança e travessia dos pedestres em frente ao Portal de entrada do local.

Em relação ao transporte público municipal, as linhas irão operar no Finados com horários de domingos e feriados.

COMÉRCIO – O comércio ambulante atuará de maneira disciplinada no dia 2/11, seguindo as orientações da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Cinco ambulantes estão autorizados a trabalhar no entorno do Cemitério da Saudade e três no da Vila Rezende. Nestes locais serão vendidas flores naturais e artificiais. A responsabilidade pela fiscalização nesses locais é do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, que também intensificará o patrulhamento, com pontos de parada nos cemitérios da Saudade e Vila Rezende. Além do Pelotão, as viaturas de setor da GCM também darão suporte no policiamento.

BEBEDOUROS – O Semae instalará um bebedouro no Cemitério da Vila Rezende e um bebedouro no Cemitério da Saudade. A instalação será finalizada até amanhã, 1º/11.

DESINSETIZAÇÃO – A equipe do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização periodicamente para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes.

No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequenos insetos, principalmente baratas, por isso, esta ação acontece nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está na rotina das equipes fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação.

SERVIÇO – Cemitério da Saudade: avenida Piracicamirim, 2.201, bairro Alto; Cemitério da Vila Rezende: avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera; Cemitério de Ibitiruna, estrada Carlos Augusto da Silveira, Ibitiruna.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.