Portal do cemitério da Saudade na cor rosa.

Os cemitérios municipais devem receber aproximadamente 25 mil visitantes no próximo sábado, 2/11, Dia de Finados. A data é o principal dia de visitação no ano. Mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), os cemitérios da Saudade, da Vila Rezende e de Ibitiruna estarão abertos ao público na data, das 7h às 18h.

Segundo informações da Simap, as pessoas podem realizar a limpeza dos jazigos no Dia de Finados, no sábado, 2/11. No entanto, a pintura dos mesmos poderá ser executada até amanhã, sexta-feira, 1/11.

Jazigos de mármore e pédra com imagens de santo no cemitério da Saudade.
Na véspera e dia de Finados os cemitérios municipais estarão abertos das 7h às 18h

Para que a população possa homenagear seus entes queridos, estão programadas missas no dia 2/11. Na capela do cemitério da Saudade, as missas serão às 7h e às 9h . No cemitério Vila Rezende, às 8h e 10h.

Ao centro jazigo com uma cruz ao alto, tendo ao lado três árvores de coqueiros.
No cemitério da Saudade haverá missas

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Saúde e a Guarda Civil Municipal (GCM) terão ações para dar apoio à população no Dia de Finados.

TRÂNSITO e TRANSPORTES – Agentes da Semuttran farão no sábado, 2/11, monitoramento nos cemitérios da Vila Rezende e Saudade. No da Saudade, o trabalho será intensificado, atuando na segurança e travessia dos pedestres em frente ao Portal de entrada do local.

Em relação ao transporte público municipal, as linhas irão operar no Finados com horários de domingos e feriados. No entanto, algumas linhas irão circular com horários de sábado conforme abaixo: linha 124- Jd. Gilda/ TCI, linha 126- Bosques do Lenheiro, linha 210- Unileste, linha 322- Novo Horizonte, linha 325- Santa Fé, linha 444- Sônia/ Centro e linha 505- Uninorte

COMÉRCIO – O comércio ambulante também atuará de maneira disciplinada nos dias 1 e 2/11, seguindo as orientações da Semdettur. Oito ambulantes estarão autorizados a trabalharem no entorno do Cemitério da Saudade e três no da Vila Rezende. Nestes locais serão vendidas flores naturais e artificiais. A responsabilidade pela fiscalização nesses locais é do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, que também intensificará o patrulhamento, com pontos de parada nos cemitérios da Saudade e Vila Rezende.

BEBEDOUROS – O Semae instalará um bebedouro no Cemitério da Vila Rezende e um bebedouro no Cemitério da Saudade. A previsão de instalação é amanhã, sexta-feira, dia 1º/11.

DESINSETIZAÇÃO – A equipe do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes.

No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequenos insetos, principalmente baratas, por isso, esta ação acontece nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está na rotina das equipes fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação.

DISPOSIÇÃO – Para evitar o intenso movimento de pessoas registrado no Dia de Finados, Nilza Aparecida de Oliveira, irmã franciscana do Coração de Maria, aproveitou para realizar a limpeza dos jazigos de integrantes da Irmandade na tarde de ontem, quarta-feira, 30/10. Mesmo com o sol forte ela mostrou toda sua disposição para realizar o trabalho que para ela é prazeroso. “Todo ano antes de Finados tiro um tempo de minhas atividades diárias para estar aqui no Cemitério da Saudade, para limpar e lavar os jazigos. Ao vir durante a semana que antecede o Finados, posso fazer o serviço com mais calma e tranquilidade. É importante zelarmos pela limpeza dos jazigos e dessa forma manter viva a memória dos entes queridos”, ressaltou.

Senhora de óculços e camiseta azul, limpando o jazigo no cemitério da Saudade.
A irmã franciscana Nilza Aparecida de Oliveira prefere limpar os jazigos na semana que antecede o Finados

SERVIÇO – Cemitério da Saudade: Avenida Piracicamirim, 2.201, Bairro Alto; Cemitério da Vila Rezende: Avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera e Cemitério de Ibitiruna – Estrada Carlos Augusto da Silveira – Ibitiruna.

#ParaTodosVerem