Fim de semana dedicado às tradições populares
Quase todas as tradições populares de Piracicaba poderão ser apreciadas no domingo, 16/08, no entorno do rio, nos espaços da Casa do Povoador e do Engenho Central, no Desvendando Piracicaba. O evento integra o 7º Fórum das Tradições Populares, que começa no sábado, 15/08, e é realizado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, Sesc, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Associação Abaçaí – Cultura e Arte, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Coletivo Piracema.
O Fórum das Tradições Populares inicia as atividades no sábado, 15/08, com Café da Manhã Caipira, às 10h, seguido de roda de conversa com o tema Salvaguardas da Cultura Popular Tradicional. Participam do bate-papo, Toninho Macedo, criador da Abaçaí Cultura e Arte, associação responsável pela produção do Revelando São Paulo, professor Alberto Ikeda, criador e coordenador do Grupo de Estudos: Música Étnica e Popular (Brasil/América Latina) e Meri Didone, coordenadora do programa MovimentAção Cultural, da Semac. Às 17h e às 20h, acontecem apresentações de música raiz e samba, no Engenho Central.
No domingo, as atrações têm início às 9h, na Casa do Povoador, quando será realizada a Missa Caipira em homenagem a Nhô Chico, que morreu em março deste ano. A partir das 13h30, as apresentações se concentram no Engenho Central. Poderão ser vistos o cururu e a moda de viola, samba de lenço, capoeira, dança afro, música de coral, maracatu e o batuque de umbigada, entre outros.
Exposições de fotos antigas, dos Bonecos do Elias, a arte naïf de Carmela Pereira, o artesanato, oficinas, contação de histórias e a gastronomia local também estão no Desvendando (veja a programação completa abaixo).
“O Desvendando será uma oportunidade de mostrar manifestações da terra que foram esquecidas pelos mais antigos e que são desconhecidas dos mais jovens, como o samba de lenço e o batuque de umbigada. A riqueza cultural desta cidade é impressionante é nos enche de orgulho”, enfatiza a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
De acordo com Meri Didone, além de dar visibilidade a uma grande variedade de manifestações populares, o Desvendando é um encontro de defensores, produtores e fazedores da cultura popular tradicional de Piracicaba. “É também um momento para reflexão sobre a situação das manifestações populares e as dificuldades de seus fazedores”, analisa.
OPORTUNIDADE – Para Ediana Maria de Arruda Raetano, coordenadora do grupo de samba de lenço de Piracicaba Mestre Antonio Carlos Ferraz, que se apresentará às 14h30, o Desvendando é uma oportunidade de resgate dessa manifestação. “O samba de lenço estava parado há mais de 60 anos e só se manifestava em nossa família, até que decidimos resgatar e levar para a comunidade um pouco do que é a dança, em 2007”, contou.
O cururueiro Moacir Siqueira, 77 anos, também festeja a iniciativa. “É importante mostrarmos o nosso trabalho, porque fazemos com amor”, afirma ele, que se dedica à música há 40 anos.
PROGRAMAÇÃO
15/08
7º FÓRUM DAS TRADIÇÕES POPULARES DE PIRACICABA
10h – Abertura com Café da Manhã Caipira
10h30 – Roda de Conversa Salvaguardas da Cultura Popular Tradicional
Local: Comedoria do Sesc
17h – Projeto Raízes – música caipira
20h – Projeto Raizeiro com Comunidade Quilombola e convidados
Local: Engenho Central – próximo à ponte pênsil
16/08
DESVENDANDO PIRACICABA – MOSTRA DE TRADIÇÕES POPULARES
9h – Missa Caipira com a Congada do Divino e Coral Sertanejo José de Anchieta
Local: Casa do Povoador
13h30 – Cururu, poesia caipira e moda de viola
14h – Coral de Santa Olímpia
14h30 – Samba de Lenço
15h – Quadripira
15h40 – Capoeira e maculelê
16h – Dança afro
16h30 – Grupo Folclórico de Santana
17h – Maracatu do Baque Caipira
17h40 – Batuque de Umbigada
18h30 – Samba com Juca Ferreira
– Exposição de fotos antigas de Piracicaba
– Exposição dos Bonecos do Elias
– Exposição de Arte Naïf de Carmela Pereira
– Exposição e venda de artesanato local
– Gastronomia local
Local: Engenho Central – Barracão 14C (barraca portuguesa)
– Contação de histórias
– Oficina de capoeira
– Oficina de Maracatu
– Na Rua da Júlia – brinquedos e brincadeiras populares
Local: Engenho Central – Barracão 17 (aberto)
17/08
9h e 14h – Exibição de documentário Tradições Populares de Piracicaba – Coletivo Piracema. Participação de Faé da Vila África
Local: Barracão 14 (Salão de Humor)
18/08
9h e 14h – Exibição de documentário Tradições Populares de Piracicaba – Coletivo Piracema. Participação de Carmela Pereira Local: Barracão 14 (Salão de Humor)
19/08 9h e 14h – Exibição de documentário Tradições Populares de Piracicaba – Coletivo Piracema. Participação de Dona Odete – Mama África
Local: Barracão 14 (Salão de Humor)
