O primeiro fim de semana do mês de junho está cheio de atrações nos espaços mantidos pela SemacTur, a Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo de Piracicaba. Confira a programação abaixo, escolha seu programa favorito e prestigie atrações artísticas e culturais de qualidade!
Anote:
A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra abre neste sábado (03), a partir das 10h30, a exposição "30 Anos da ABA", uma exposição com obras produzidas por mais de 30 aquarelistas associados à ABA (Associação Brasileira de Aquarelistas), fundada em 1987. Nos cinco módulos organizados para a mostra, o público poderá conferir 77 trabalhos relacionadas aos temas paisagens, natureza, afetos, abstrato e memórias. A iniciativa, além de marcar os 30 anos da Associação, presta uma homenagem à sua fundadora, Iole Di Natale, fundadora da instituição. Na Pinacoteca Miguel Dutra (rua Morais Barros, 233, Centro). Horário: 10h. Visitação até 01/07. Entrada gratuita.
O Casarão do Turismo, no Calçadão da Rua do Porto, abre neste sábado (10) a exposição "Corujas do Brasil". Organizada com imagens produzidas pelo fotógrafo amador Luciano Vasconcelos Monferrari, a mostra apresenta 21 das 23 espécies de corujas existentes no Brasil. As fotos, feitas em diferentes locais do país, tem por objetivo chamar a atenção para a beleza e à preservação das espécies no país, ameaçadas pela degradação do meio ambiente e falta de conscientização da população. No Casarão do Turismo. Visitas aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Até 01/07. Entrada gratuita.
O Museu Prudente de Moraes sedia até o próximo dia 23 a exposição "A Arte de Elias dos Bonecos". A mostra resgata a memória de Elias Rocha, o "Elias dos Bonecos" (1931-2008), um dos ícones da cultura piracicabana que buscava, através de sua arte, a conscientização e proteção do rio Piracicaba. Na exposição poderão ser conferidas imagens da montagem dos bonecos, textos sobre a arte e a vida de seu criados e bonecos originas produzidos pelo artista. O Museu Prudente fica na rua Santo Antônio, 681, Centro. As visitas podem ser feitas das 8h às 12h. A entrada é gratuita.
Também no sábado, o músico e produtor cultural Márcio Sartório realiza o projeto "Vaga Viva Cultura", a partir das 16h, no Centro da cidade. Um projeto viabilizado com recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Vaga Viva Cultura reúne uma série de atividades montadas sobre parklets – estruturas móveis ou fixas montadas em vagas de estacionamento nas ruas da cidade. A iniciativa ocorrerá em quatro regiões da cidade, sempre aos sábados, até o dia 1º de julho. Na programação de amanhã haverá contação de histórias, exposições de fotos, intervenções teatrais com o ator Romualdo Sarcedo e apresentações musicais com Daniel Garnet e Peqnoh, Rio Grande Blues e Banda Maracangalha. O Vaga Viva Cultura acontece na rua 13 de Maio, na altura do número 449, entre as ruas Tiradentes e Rosário.
No Teatro Erotides de Campos o grupo Parafernalha, que faz sucesso em seu canal no YouTube, estreia seu primeiro espetáculo teatral, a comédia "Viralizou", a partir das 20h do sábado (03). Os ingressos custam R$35,00 (estudantes, idosos, prof. do estado; JP e Clube GT) e R$70,00 (Inteira). Compre antecipado em www.megabilheteria.com. Duração: 60 minutos. A classificação indicativa é 16 anos. Mais informações podem ser obtidas no Teatro Erotides, no 3413-8526.
No domingo (04), o Teatro Erotides de Campos recebe a peça "A Volta do Mundo em 80 Histórias". Quatro contadores e cantadores levam as crianças para uma viagem cultural ao redor do mundo. O espetáculo conta histórias para crianças de todas as idades sobre espiritualidade, consciência ecológica e a importância das histórias na construção do ser Humano. Um programa do projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal. Horário: 16h. Ingressos Gratuitos: Retirar na bilheteria do Teatro com 1 hora de antecedência ou reservar pelo site www.sympla.com.br Duração: 50 minutos. Classificação: 5 anos.