Portal do Município de Piracicaba

Filmes Arredores e Piracicaba 1922 têm sessões na Biblioteca Municipal na sexta-feira, 29/08

Exibições gratuitas acontecem das 19h às 22h

Por CCS / Publicado em 27/08/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Fotografia em tom sépia mostra uma rua antiga de Piracicaba no início do século XX. Dois homens, vestidos com ternos claros e chapéus, estão sentados em uma charrete puxada por um cavalo que avança em direção à câmera. A via é ladeada por casas e prédios de arquitetura colonial, com postes e fios de bonde elétrico no centro da rua. A cena transmite a atmosfera da cidade em 1922.
Cena do filme documentário restaurado Piracicaba 1922

Acontece na sexta-feira, 29/08, das 19h às 22h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a exibição dos filmes Arredores e Piracicaba 1922: um documentário sobre a restauração do filme centenário. A sessão integra a programação do Nhô Cine – Cineclube Piracicabano, que promove encontros dedicados ao cinema local e à valorização da memória audiovisual da cidade.

O curta Arredores, de Fabíola Cunha e Henrique Nunes, faz um mergulho nos personagens da praça José Bonifácio. É um filme independente que explora a paisagem urbana e as transformações sociais contemporâneas, aproximando o público da cidade e de seus diferentes modos de vida. Com olhar atento às pequenas dinâmicas do cotidiano, o curta convida os espectadores a refletirem sobre o espaço em que vivem e suas mudanças ao longo do tempo.

Fotografia em tom azulado mostra um homem em pé sobre uma canoa de madeira no rio Piracicaba, segurando um remo. Ele usa chapéu de aba larga e camisa clara com mangas arregaçadas. À frente, roupas brancas estão estendidas na margem para secar. Ao fundo, é possível ver casas e construções às margens do rio, além de uma pequena estrutura de madeira erguida dentro d’água. A imagem retrata a vida ribeirinha no início do século XX.
Cena do filme Piracicaba, produzido em Piracicaba no ano de 1922

Já Piracicaba 1922 apresenta o processo de restauração do primeiro longa-metragem filmado na cidade, originalmente exibido há mais de 100 anos. A obra histórica traz registros raros de pontos marcantes, como a Estação da Paulista, o Engenho Central, a Esalq, a Rua do Porto e as linhas de bonde, além de cenas do rio Piracicaba, com banhistas, lavadeiras e pescadores.

A restauração do filme foi realizada pela Cinemateca Brasileira e pelo Laboratório Cinecolor Digital, sob coordenação da produtora Urgência Filmes, com direção de Thiago Altafini e produção de Carol Alleoni. O projeto também gerou um documentário sobre o processo de digitalização em 4K e uma trilha sonora inédita, criada a partir de partituras do início do século XX de compositores piracicabanos, como Belmacio Pousa Godinho, Benedito Dutra Teixeira e Erotides de Campos.

O Nhô Cine – Cineclube Piracicabano é realizado pela Cena 14 – Rede do Audiovisual de Piracicaba, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) e a Biblioteca Municipal, com apoio da Prefeitura de Piracicaba e da Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO – Nhô Cine: exibição dos filmes Arredores e Piracicaba 1922. Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333 – Centro). Sexta-feira, 29/08, às 19h. Informações pelo telefone (19) 3433-3674.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.