Portal do Município de Piracicaba

Filme Pacarrete será exibido no Cinemisp em parceria com o Sesc

Sessão acontece na quinta-feira, 28/08, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 26/08/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Pra Cego Ver: Mulher de vestido vermelho estampado segura uma vassoura, parada na frente de uma casa de parede amarela e janela com veneziana branca. Ela olha para cima, com expressão sonhadora. Ao lado, no chão, há uma pá vermelha.
Cena do filme Pacarrete, de Allan Deberton

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp) exibe na quinta-feira, 28/08, às 19h, em parceria com o Sesc, o longa Pacarrete, dirigido por Allan Deberton e estrelado por Marcélia Cartaxo. A sessão faz parte da programação da VII Mostra Sesc de Cinema e tem entrada gratuita por ordem de chegada.

Ambientado em Russas, no interior do Ceará, o filme conta a história de Pacarrete, uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha, interpretada por Zezita Matos. Rigorosa e teimosa, ela sonha em voltar ao palco para presentear sua cidade com um balé durante a grande festa local. Determinada, manda confeccionar um novo figurino e tenta convencer a prefeitura a incluir sua apresentação na programação oficial.

Cena em que uma mulher, com chapéu de palha enfeitado, olha sorridente e de perfil, enquanto um homem barbudo, encostado em uma janela de madeira, observa a personagem com olhar afetuoso.
Premiado em oito categorias no Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Roteiro (1)

A personagem, inspirada em uma figura real da cidade natal do diretor, é retratada como uma mulher apaixonada pela arte, mas que encontra resistência em um contexto social pouco aberto às linguagens da dança e do teatro. No elenco estão ainda Soia Lira e João Miguel. O roteiro é assinado por André Araújo e Samuel Brasileiro.

Premiado em oito categorias no Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Roteiro, Pacarrete conquistou a crítica e o público por sua sensibilidade e pela força da interpretação de Marcélia Cartaxo, que retorna ao protagonismo quase 35 anos após seu trabalho consagrado como Macabéa em A Hora da Estrela.

Pra Cego Ver: Três mulheres mais velhas conversam em volta de uma mesa coberta com toalha de crochê branca e vermelha. No centro da mesa há potes de vidro com biscoitos e alimentos. A personagem principal, ao centro, gesticula com expressão intensa, enquanto as outras duas escutam, em um ambiente simples de casa antiga.
Filme conta a história de Pacarrete, uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha, interpretada por Zezita Matos.

Para Rober Caprecci, coordenador do Misp, a exibição aproxima a cidade de histórias que dialogam com a memória e a resistência cultural. “Pacarrete é mais que um filme, é um tributo à persistência da arte diante das dificuldades. Ao trazer essa história para Piracicaba, reforçamos a ideia de que a cultura pode transformar e inspirar”, afirma.

SERVIÇO – Cinemisp – Filme Pacarrete. No Museu da Imagem e do Som de Piracicaba – Misp (Armazém 8A do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Quinta-feira, 28/08, às 19h. Entrada gratuita por ordem de chegada.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.