Com casas lotadas em todas as cidades onde se apresentou com programa de música popular, regional e raiz, a Orquestra Filarmônica de Valinhos faz o último concerto da temporada neste domingo, 11/06, às 17h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do espaço, dentro do Parque do Engenho Central, uma hora antes do espetáculo.
Orquestra Filarmônica de Valinhos faz o último concerto da temporada neste domingo | Foto: Marcos Parodi
O atual projeto da orquestra, que foi fundada em 2004, é realizado por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e o concerto de domingo tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Com regência de Felipe Gadioli, o concerto da Filarmônica de Valinhos em Piracicaba tem repertório que homenageia compositores paulistas, indo do clássico ao popular, com obras de Carlos Gomes, Renato Teixeira, Adoniran Barbosa, Inezita Barroso, Tonico e Tinoco, Zequinha de Abreu, Darci Rossi, Cascatinha & Inhana, Milionário e José Rico, entre outros.
Antes de Piracicaba, a Filarmônica de Valinhos, composta por 45 músicos, levou este concerto a Valinhos, Indaiatuba, Itatiba, Hortolândia e Campinas.
A ORQUESTRA – Criada em 1997 em Valinhos, a Sociedade Filarmônica de Valinhos iniciou de fato suas atividades musicais em 2003, com a criação de uma Orquestra Experimental composta por um pequeno grupo de músicos. A atual orquestra iniciou atividades no ano seguinte, em 2004.
Hoje a orquestra é profissional e uma das mais atuantes do estado de São Paulo, e tem como objetivos a formação de público, a popularização da música orquestral, sempre alternando peças e projetos clássicos e populares, além de oferecer oportunidade para o desenvolvimento de músicos e maestros, com vários deles atuando em importantes orquestras dentro e fora do país.
SERVIÇO – Concerto da Orquestra Filarmônica de Valinhos. No Teatro Municipal Erotides de Campos, no domingo, 11/06, às 17h. Entrada gratuita (retirar ingresso uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro). Na avenida Dr. Maurice Allain, 454, bairro Nova Piracicaba. Informações: 3403-2600.