Portal do Município de Piracicaba

Festival de Circo SP abre programação ao público neste fim de semana

Ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão, na bilheteria oficial em frente ao Armazém 11

Por CCS / Publicado em 29/08/2025
Tempo de leitura: 10 minutos.
: Um artista circense vestido com colete e cartola roxa decorados com bordados coloridos e gravata borboleta dourada segura um jornal enquanto faz expressão de surpresa. Atrás dele, muitas crianças de uniforme escolar estão sentadas no chão, assistindo e sorrindo.
O 18º Festival de Circo SP encerrou nesta sexta-feira, 2908, as sessões exclusivas para escolas e instituições – Foto Adriano Escanhuela

O 18º Festival de Circo SP encerrou nesta sexta-feira, 29/08, às sessões exclusivas para escolas e instituições, que levaram milhares de crianças e adolescentes ao Parque do Engenho Central durante a semana. Ainda hoje, às 20h, acontece a abertura oficial do evento, com a apresentação de Spark, do Circo Spacial, na Lona Piolin. A partir deste sábado, 30/08, a programação será aberta ao público em geral, com dezenas de espetáculos gratuitos que seguem até domingo, 31/08.

A apresentação integra a programação do mês de aniversário da cidade. Confira a programação completa no link: https://abre.ai/pira258anos.

Palhaço com chapéu vermelho, calça vermelha curta, meia xadrez e camiseta preta de bolinhas brancas interage com um grupo de crianças sorridentes que batem palmas em frente a um balão inflável do Festival de Circo SP.
As apresentações desta sexta-feira foram marcadas pelo entusiasmo das crianças que lotaram as lonas -Foto Adriano Escanhuela

Para acompanhar as apresentações abertas à população, será necessário retirar ingresso gratuitamente a partir de uma hora antes de cada espetáculo, na bilheteria oficial localizada em frente ao Armazém 11, na lateral do Armazém 9, onde está a praça de alimentação.

Menina de aproximadamente 8 anos sorri para a câmera segurando o “Passaporte Cultural” azul do Festival de Circo SP. Ela veste camiseta branca com logo do Centro Educacional Natureza e Cultura (CENC).
A pequena Sophia Padoveze de 8 anos, comemorou seu aniversário no Festival de Circo

As apresentações desta sexta-feira foram marcadas pelo entusiasmo das crianças que lotaram as lonas. A pequena Sophia Padoveze, que completou 8 anos hoje, comemorou o aniversário assistindo às atrações da Lona Arrelia. “Foi o meu melhor presente, gostei de tudo, mas os malabares foram os que mais me encantaram”, contou sorridente.

Criança com uniforme da Prefeitura de Piracicaba, cabelo preso em duas tranças volumosas presas com fitas azuis, sorri para a câmera em frente a uma cerca de arame.
Maria Luiza Ribeiro, de 8 anos, do Jardim 2

As crianças saíram da Lona Piolin com os olhos brilhando, como a pequena Maria Luiza Ribeiro, de 8 anos, do Jardim 2 da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme. Ela contou que chorou de emoção durante a apresentação. “Eu chorei porque estava muito bonito. Gostei demais da moça do bambolê, parecia que o bambolê dançava sozinho. Também achei legal os malabares, eles jogavam bem alto e não deixavam cair. Foi o dia mais legal da escola, vou contar tudo em casa”, disse.

Três meninas adolescentes, de cabelos longos e soltos, posam sorridentes em frente ao espaço do festival. Duas delas usam camisetas brancas da Escola Estadual com a palavra “Integral” estampada, e a do meio veste camiseta preta.
Ágatha Agnes, Vitória Gomes, Agnes Domingues, tem 14 anos e são estudantes da Escola José Romão

As estudantes da E.E. Prof. José Romão também se encantaram com o festival. Vitória Gomes, 14 anos, destacou: “Eu não parava de rir, o palhaço fazia cada coisa engraçada. Foi a parte que eu mais gostei.” Já Ágatha Agnes, também de 14 anos, se impressionou com o número de suspensão capilar. “Foi incrível. Eu fiquei pensando como ela consegue fazer aquilo sem se machucar. Parecia mágica”. Para Agner Domingues, 14 anos, o destaque foi a habilidade da bambolista. “Achei muito legal, ela fez coisas que eu nunca tinha visto. Também gostei muito do equilíbrio, parecia que não ia dar certo, mas ela conseguiu.”

Mulher de óculos vermelhos e cabelo preso sorri em frente à entrada de uma lona de circo. Ela veste camiseta branca com estampa amarela e um crachá que a identifica como professora da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme.
A professora Camila Cardia Torchia Fernandez, da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme

A professora Camila Cardia Torchia Fernandez, da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme, que acompanhava a turma, ressaltou que a experiência foi inesquecível. “Foi muito gostoso assistir a um espetáculo tão lindo, mas o melhor foi ver a reação das crianças. Elas estavam muito animadas e emocionadas, foi maravilhoso”, disse.

Jovens vestidos de preto e branco, sentados em cadeiras, aplaudem com entusiasmo durante apresentação dentro da lona do festival.
Alunos das Escolas Estaduais e de Colégios particulares também participaram das apresentações – Foto Adriano Escanhuela

Com sessões espalhadas pelas lonas Piolin, Arrelia e Pimentinha, o festival reúne 53 atrações que contemplam diferentes linguagens do circo, como palhaçaria, mágica, malabarismo e acrobacias. Além dos espetáculos, a programação inclui atividades de formação e oficinas, que aproximam o público do universo circense.

Crianças pequenas, acompanhadas de adultos, descem de um ônibus escolar amarelo em uma área arborizada. Ao fundo, outros ônibus estacionados aguardam.
Secretaria Municipal de Educação organizou a saída das crianças para o festival, com diversos ônibus

TRANSPORTE PARA O FESTIVAL – Nos dias 28 e 29/08, a Prefeitura de Piracicaba garantiu o transporte dos alunos da rede municipal para participarem do Festival de Circo. A Secretaria Municipal de Educação organizou a saída com diversos ônibus, viabilizando o deslocamento em larga escala. Ontem, 28/08, foram 72 ônibus, que levaram mais de 1.880 estudantes nos períodos da manhã e da tarde. Já hoje, 29, a ação se repetiu, com mais 61 veículos, assegurando que cerca de 1.830 alunos pudessem prestigiar o evento.

Crianças e uma professora sorriem dentro de um ônibus escolar amarelo. No banco da frente, o motorista sorri e faz sinal de positivo para a foto.
Prefeitura de Piracicaba garantiu o transporte dos alunos da rede municipal

O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), e correalização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

“Foi emocionante ver o Engenho Central cheio de crianças durante esses dois dias. O circo tem essa magia de encantar, emocionar e, ao mesmo tempo, educar. A energia delas dentro das lonas mostra o quanto o acesso à cultura transforma. Agora, abrimos as portas para toda a população viver esse mesmo encantamento, com uma programação gratuita e de altíssima qualidade”, afirmou Carlos Beltrame, secretário municipal da Cultura.

Grupo de crianças com uniforme escolar reage entusiasmado dentro da lona. Elas sorriem e gritam de empolgação com olhos arregalados.
Crianças emocionadas durante apresentação na Lona Piolin – Foto: adrianoescanhuela

SERVIÇO – 18º Festival de Circo SP. No Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Abertura ao público: sexta-feira, 29/08, às 20h. Retirada de ingressos para espetáculos, uma hora antes de cada sessão, na bilheteria em frente ao Armazém 11, na lateral do Armazém 9, ao lado da praça de alimentação.

PROGRAMAÇÃO – 18º Festival de Circo SP

30/08, sábado

14h – Cabaré LaMínima ao Máximo (Lona Piolin)

14h – Concertada um Estrépito Musical/Trupe Irmãos Atada (Lona Arrelia)

14h – Circo da Alegria (Lona Pimentinha)

14h – Bolhas (Palco Figurinhas)

14h30 – Los Branda (Palco Figurinhas)

15h – O Doce Circo de Marionetes (Palco Figurinhas)

15h – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)

15h35 – Irmãs Botero (Palco Figurinhas)

16h – Supernova (Palco Externo)

16h10 – Tetéo e família em: A Turma da Alegria (Palco Figurinhas)

16h30 – Pimpolim O Show/Família Gelli (Palco Figurinhas)

16h30 – Duo Expressão e Arte/Fadas Açucaradas (Palco Externo)

17h – Bloom, Caminhos e Encontros/Lamala Circo (Lona Piolin)

17h – Vida de Circo/Cia Circodança (Lona Arrelia)

17h – Cavaco e sua Pulga/Caravana Tapioca (Lona Pimentinha)

18h – Suspenso em Nós (Palco Externo)

18h30 – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)

20h – Magnific/Arena Circus (Lona Piolin)

20h – Cabaret Tertúlia/Namakaka (Lona Arrelia)

20h – Allegro Andante/Cia. Barnabô (Lona Pimentinha)

31/08, domingo

13h – A Garota do Faroeste (Palco Figurinha)

13h30 – Planeta Azul/Circo Casuo (Lona Arrelia)

13h30 – A Louca das Frutas (Palco Figurinha)

14h – Mágicas de Impacto! (Lona Piolin)

14h – A Viagem do Jiló (Lona Pimentinha)

14h30 – Cantando e se Equilibrando nas Nuvens (Palco Figurinha)

15h – Uma Série de Surpresas/Cia Fundo Falso (Lona Arrelia)

15h – E Agora, é a Vez de Quem?/Palhaço Kersito (Palco Figurinha)

16h – Trakina & Trak’s/As Aventuras do Menor Carro do Mundo (Palco Figurinha)

16h – The Gift (Palco Externo)

16h30 – Magicando (Palco Figurinha)

16h30 – A Jornada Emocional (Palco Externo)

17h – A Mulher que Conjurava Sonhos/Circo Di Mônaco (Lona Piolin)

17h – Varieté Tradicional (Lona Arrelia)

17h – Estupendo Circo Di SóLadies (Lona Pimentinha)

18h – Sobre Rodas (Palco Externo)

19h – Duo Capilar Ser (Palco Externo)

20h – Rudá, um Sonho Real (Lona Piolin)

20h – Cris, o Mágico em Magia de Encanta (Lona Arrelia)

20h – A Vida de um Saltimbanco/Circo Mambembe (Lona Pimentinha)


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.