Festival de Circo atrai crianças e idosos
De zero a quantos anos couber, a alegria não tem idade. Ela começa com um sorriso nos lábios e a expressão do olhar, que remete ao cheiro de infância, ou à fantasia. Com os olhos atentos, crianças, adolescentes, jovens e idosos apreciaram as atrações de espetáculos grandiosos, da 10ª edição do Festival Paulista de Circo, em Piracicaba. Entre os dias 04 e 06/09, pelo menos 8 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos, de entidades sociais, projetos, serviços públicos, escolas públicas e particulares participaram das atrações oferecidas em quatro espetáculos diários.
Em todas as lonas não foi diferente. O palhaço e suas brincadeiras brindou as tardes com o seu colorido. As bailarinas, com saltos marcantes e danças expressivas trouxeram leveza e brilho, e os personagens que esbarravam em temas importantes como ecologia, respetio e diversidade, durante as apresentações, envolveram o público com suas artes, manhas e peripécias.
Entre as atrações, a cia Circo Dança, foi uma das mais aguardadas devido ser este, o 2º ano consecutivo de apresentação. A cia encantou o público com o elenco formado por bailarinos e artistas circenses, para o espetáculo “Vida de circo”. Entre os bailarinos, pessoas com deficiência que em suas apresentações, demonstraram a arte que pode ser praticada por todos. “A limitação está na cabeça de cada um. A ideia do espetáculo é acabar com qualquer estereótipo. O fato de alguns dos nossos artistas serem pessoas com deficiência, é uma mera coincidência, pois são pessoas muito talentosas”, afirma Suzie Bianchi, diretora e coreógrafa da Cia Circo Dança.
“Nestes três dias de espetáculos especialmente destinados à estes grupos, abrimos espaço para que mais pessoas, que recebem atendimento em entidades e projetos sociais, de Piracicaba e outras cidades, pudessem apreciar a beleza das artes circenses. As atrações foram visitadas pelas cidades de Bom Jesus dos Perdões, de Conchas, Rio das Pedras e São Pedro”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.
A programação do Festival Paulista de Circo segue até amanhã (07/09), com atrações circenses tradicionais e contemporâneas das principais companhias e trupes do Brasil, e muita mágica. No Engenho Central, as apresentações acontecem nas lonas Piolin, Arrelia e Pimentinha, no Teatro Erotídes de Campos e palco Figurinha.
O evento conta ainda, com feira de produtos circenses, praça de alimentação, foodtrucks e artistas em pernas de pau, malabaristas, mágicos e palhaços, que circulam durante toda a programação, no Engenho Central.
O Festival Paulista de Circo é realizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).
PROGRAMAÇÃO | FESTIVAL PAULISTA DE CIRCO
Dia 07 de setembro
LONA PIOLIN
14h – Espetáculo COPAC
17h30 – Show da Palhaça Rubra
20h – O Sorriso do Palhaço Direção: Fernando Neves
LONA ARRELIA
13h – Varieté dos Becker Irmãos Becker
16h – Clake Amarillos
20h – É Nóis Na Xita Grupo Namakaca
LONA PIMENTINHA
13h30 – Cabaré do Frederico Cia do Estômago
17h – Bandalhaços Show Cia Dona Riz
20h –Cavaco e Sua Pulga Adestrada Cia Caravana Tapioca
PALCO FIGURINHA
13h – Palhaços Cia das Artes e Cia Pompa Cômica
15h – Cabaré Palhaços Sem Fronteiras Palhaços Sem Fronteiras
16h – Espetáculo Peripécias Palhaço Tchutchuco
17h – Sax in the Beats
TEATRO EROTIDES DE CAMPOS
20h – Uma Série de Surpresas Grupo Fundo Falso
ESPAÇO EXTERNO
21h – Intervenções e Sax in the Beats Intervenções
