O 2º Festival de Bandas e Fanfarras de Piracicaba realizado no último sábado, pela secretaria de Ação Cultural, no Engenho Central, reuniu 19 participantes de Piracicaba e região. Um grande público acompanhou a performance dos músicos, que esbanjaram sintonia, ritmo e beleza musical. A vedete do encontro foi a banda União Operária, que completou 100 anos de existência. A abertura do festival ficou com a secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese, a quem coube recepcionar os presentes e agradecer o empenho e dedicação dos jovens.

A secretária de Ação Cultural afirmou que desde a realização da primeira edição do festival, a idéia era ter um laboratório de equipamentos e trabalhos feitos no município pelas bandas e fanfarras. Esse segundo festival, lembrou a secretária, procurou ampliar o evento, que cresce a cada edição e está se tornando intermunicipal. “No ano passado participaram 13 bandas e hoje, este número aumentou, inclusive com presenças de representantes de Capivari, demonstrando que Piracicaba é uma cidade voltada para a cultura e referência musical. Em pouco tempo pretendemos torná-lo estadual”.

Segundo Rosângela Camolese, é muito bom ver crianças participando e iniciando sua trajetória musical, com estímulo dos mais velhos. “Essa troca de experiências entre os participantes, ajuda a restabelecer o vínculo das pessoas com o ritmo musical, proporcionado pelas bandas e fanfarras. Por determinação do prefeito Barjas Negri, não economizaremos esforços para manter viva esta tradição”, reiterou.

Para a secretária, a realização deste festival ajuda no sentido de trabalhar o intelecto das crianças, mantendo-as longe da ociosidade. Ela observou que neste festival, mais de 500 jovens e crianças, representando escolas municipais e estaduais, tiveram a oportunidade de mostrarem seu talento musical, com o apoio de diretores e professores que desenvolveram importante trabalho de motivação.

Participaram a Banda União Operária; E.M. Geraldo Bernardino; Banda Guarda Mirim; E.M. Profª Elizabethi Consolmagno Cruz; E.E. Profº Thales Castanho de Andrade; Profª Catarina Casale Padovani; E.E. Profº Jetho Vaz de Toledo; Monsenhor Jerônimo Gallo; Projeto Vida; E.E. Profª Mirandolina de Almeida Canto; E.E. Profº Hélio Penteado de Castro; E.M. Maria Benedita Penezi; E.E. Profº Juracy; Associação Atlética Educando Pelo Esporte; E.E. Sud Mennucci; E.M. Profº João Batista Nogueira; E.M. João Otávio de Melo Ferraciu; E.M. Profº Audo Silva (Capivari) e Banda Marcial de Capivari.