Portal do Município de Piracicaba

Festival Caipira de Circo tem início no sábado, 17/01, no Engenho Central 

Abertura da segunda edição do evento terá exposição, lojinha, caricatura e o espetáculo Riso Show

Por CCS / Publicado em 14/01/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Engenho Central recebe, a partir desde sábado, 17/01, a segunda edição do Festival Caipira de Circo. Organizado pela MB Circo, o evento conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A imagem mostra três artistas de circo no palco, com uma placa escrita "RISO SHOW" ao fundo. Os artistas estão vestidos com roupas coloridas e maquiagem de palhaço. O artista da esquerda, vestindo um casaco verde, está segurando uma baqueta e tocando um tambor. Ele tem uma barba e um sorriso largo no rosto. O artista do meio, com um casaco vermelho, está tocando um pequeno violão. Ele também está sorrindo e parece estar cantando ou rindo. A artista da direita, vestindo um casaco azul, está tocando uma tábua de lavar como instrumento musical, e tem um pequeno boneco de macaco em uma das mãos. Ela também está maquiada e parece estar engajada na performance. O fundo do palco é escuro, com cortinas vermelhas e uma luz amarelada vinda da placa "RISO SHOW". A atmosfera geral da imagem sugere uma apresentação animada e divertida.
Festival contará com espetáculos de companhias que trabalham a arte circense de diferentes maneiras

Neste ano, o evento circense receberá três trupes convidadas: Cia Boca do Lixo (Anápolis/Goiás), Cia Tramp (Jundiaí/São Paulo) e Casca Trupe (Campinas/SP), além do artista visual Denis Menezes, o Capivara, que assina a exposição Podão Abre Caminhos.

“A primeira edição do Festival demonstrou que a plateia de Piracicaba e região aprecia bastante a arte circense em sua pluralidade. Não à toa, as sessões foram um sucesso de público e interação. Neste ano, apostamos ainda mais nesse contato com as pessoas e com espetáculos de companhias que trabalham a arte circense de diferentes maneiras”, destaca Bruno Peruzzi, palhaço da MB Circo e integrante da organização do evento.

Além da entrada ser gratuita, o festival abraçará, mais uma vez, a inclusão e a diversidade. Sendo assim, todas as sessões dos espetáculos contarão com audiodescrição e intérprete de Libras.

Uma das novidades desta edição é a exposição Podão Abre Caminhos, assinada pelo artista Denis Menezes, o Capivara. Em cartaz durante o evento, a mostra nasce das memórias afetivas e da história da família pernambucana do artista, que migrou para o interior paulista nos anos 1960 para o corte da cana-de-açúcar. Filho de cortadores de cana e criado em Iracemápolis, Capivara transforma vivência, território e trabalho em matéria artística.

A abertura da segunda edição do Festival Caipira de Circo ocorre neste sábado, a partir das 16h, em frente à Casa do Artesão, e traz ao picadeiro o espetáculo Riso Show, da MB Circo. Sob a colaboração artística de Thiago Salles, o Palhaço Jerônimo, a montagem convida à cena um trio pra lá irreverente: Tico (Bruno Peruzzi), Polenta (Dani Maimoni) e Garcinha (Franco Garcia).

A programação, com lojinha, caricatura gratuita e exposição, prossegue no domingo, dia 18, também às 17h, com o espetáculo Inventando Moda, da Cia Boca do Lixo (Anápolis/Goiás); e nos dias 24 e 25/01.

SERVIÇO – Festival Caipira de Circo. Local: Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende, em Piracicaba). Entrada gratuita, Informações no @mbcirco.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.