Foram realizados no último domingo, dia 26, festivais esportivos com a participação dos alunos que frequentam as aulas regulares do PDB (Programa Desporto de Base), desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). As atividades fazem parte do projeto “Encontros Esportivos – o esporte une” e contaram com a participação de aproximadamente 100 alunos.

Na AFPMP (Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba) aconteceu o festival de futebol social nas categorias sub-9 e sub-11 (masculino). Estiveram participando os núcleos PDB do Parque Prezotto, Primeiro de Maio, Santa Terezinha, Jaraguá e escolinhas convidadas. No total, foram realizados 19 jogos.

Já no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ocorreu o festival de voleibol – faixa etária dos 13 aos 17 anos com alunos do núcleo do Garcia Neto (manhã e tarde) e escolinhas convidadas do município. Os festivais têm o objetivo de promover a integração e desenvolvimento esportivo dos alunos, sempre sob orientação dos professores da Selam.

Outras informações sobre modalidades gratuitas (turmas e horários) oferecidas pela Selam para crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos podem ser obtidas pelos telefones 3433-3825 ou 3425-7475.

Avaliação

Durante os festivais esportivos foi iniciado o projeto educativo-preventivo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) sobre traumatismos dentários em jovens esportistas em situação de vulnerabilidade social no município.

De acordo com a professora doutora Adriana de Jesus Soares, responsável pelo projeto de extensão comunitária, o objetivo é orientar os professores em situações de urgências traumáticas e divulgar a importância do uso do protetor bucal durante a prática esportiva, desta forma, contribuindo para minimizar problemas estéticos, emocionais, funcionais e psicológicos frente a estas situações.

Conforme explicou o coordenador do PDB, Ronaldo Lucentini, “trata-se de algo extramamente importante para os professores que saberão como proceder em situações de emergência e, claro, para os alunos que terão uma avaliação preventiva”, disse.