Festa marca uma década da EM Juliana Dedini Ometto
Uma festa no sábado (01) de manhã marcou os dez anos da EM Juliana Dedini Ometto, no bairro Santa Fé. As crianças atendidas pela unidade, os familiares e moradores do bairro participaram.
O evento homenageou a matriarca da escola Juliana Dedini Ometto. Familiares de Juliana, o prefeito Barjas Negri, o ex-vereador José Luiz Ribeiro, autor do projeto que deu nome à escola, educadores e funcionários e demais autoridades celebraram a primeira década da unidade em meio a números culturais das crianças e apresentação da Orquestra Educacional de Piracicaba.
A escola foi construída por meio de convênio firmado entre a empresa Dedini S/A Indústrias de Base e a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e foi inaugurada no dia 09 de outubro de 2008.
“(O evento) Só vem coroar todo o esforço da família Dedini. Eles são pioneiros, desbravadores. A palavra é gratidão pelo trabalho realizado ao longo dos anos”, disse a diretora da escola Valéria Ramalhão, que comanda a unidade desde a inauguração.
Uma cápsula do tempo foi depositada na escola com fotos dos atuais alunos e professores, além de outros documentos. A urna será aberta apenas em dezembro de 2028. Um ipê amarelo foi plantado para marcar os dez anos da unidade.

Na solenidade, foi plantada uma muda de ipê em frente a escola
“É uma data importante. Essa é uma escola diferente. Ela foi feita em parceria com a Fundação Mário Dedini, totalmente construída e doada para o município pelas empresas do Grupo Dedini em um momento onde a prefeitura tinha dificuldade em fazer a expansão das escolas de educação infantil. Nós só temos que agradecer o empenho dos funcionários, dos professores, da diretora e a participação dos pais, que estão aqui em massa demonstrando apreço pela escola do bairro Santa Fé”, disse o prefeito Barjas Negri.
A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, não participou da solenidade por compromissos previamente agendados e foi representada pela coordenadora de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Perina. “É uma escola que veio para atender o bairro Santa Fé que ao iniciar o bairro já contava com todos os equipamentos públicos. Como eu disse, essa escola desde sempre tem a sua proposta pedagógica desenvolvida por projetos. A educação integral da criança é priorizada em suas propostas. Uma escola viva, que trabalha a cultura, as culturas infantis e respeita a criança acima de tudo”, disse.
O filho de Juliana Dedini Ometto, Stephano, resumiu o sentimento da família com a homenagem. “Minha mãe passou grande parte da vida dela dedicando-se aos outros. Ela deixava de lado as vontades dela para olhar para a comunidade e dez anos depois a gente ver o que tudo isso se transformou é muito emocionante. A gente percebe que ela continua causando esse impacto positivo para todo mundo”, disse.
Atualmente, a escola atende de 213 crianças na educação infantil (0 a 5 anos) nos períodos parcial e integral. Para tanto, conta com 37 funcionários, entre educadores, grupo de apoio e trabalhadores terceirizados.

Cloé e Stephano Dedini, neta e filho de Juliana Dedini Ometto, participaram da festa
