Portal do Município de Piracicaba

Festa junina na Estação Idoso tem como tema o cordel nordestino

Por Comunicação Social / Publicado em 21/07/2023  / Atualizado em 28/11/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.

Deusa e Seu Nelson, usuários da Estação, tocaram sanfona durante a festa.

Uma festa junina com a temática dos cordéis nordestinos movimentou na manhã de hoje, 21/07, a Estação Idoso, serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Evento teve casamento caipira e quadrilha, sanfoneiros, além de comes e bebes. A festa é um momento importante de socialização entre os grupos que frequentam o espaço para realização de atividades físicas, ginástica cerebral, ioga, coral, artesanato e grupo Estações. No total, 565 idosos estão inseridos nas atividades do serviço. Cerca de 300 deles participaram do evento hoje.

Usuários dançam animadamente a quadrilha

Dentre os presentes estava o casal Maria Cristina da Cruz e Luiz Francisco, que na festa representavam os noivos Maria Bonita e Lampião. Ambos frequentam a Estação desde janeiro e reconhecem a importância do espaço. "Este local deve existir sempre, pois colabora para conservarmos nossa cabeça ativa. O povo idoso precisa disso.", pontua Maria Cristina. Ela realiza atividades físicas e participa do grupo Estações, que reúne os usuários para atividades de arte terapia uma vez por semana, coordenadas por uma psicóloga, e abre o espaço para que os usuários discutam questões relacionadas ao envelhecimento e a qualidade de vida, sempre de forma descontraída.

Maria Bonita e Lampião a caminho do altar

O barracão que abriga a Estação estava todo decorado, com trechos de cordéis espalhados pelas paredes e dois painéis perfeitos para o registro de fotos do espaço. Foi num deles que o casal Adelaide Lopes Mendes e Pedro Arruda Mendes, com figurino de par de vaso, animadamente tiravam as fotos.

Usuários capricham no visual, como é o caso de Alfrânia Jorge

Usuária já antiga da casa, ela frequenta o coral, as atividades físicas, o artesanato e também o Grupo Estações e é uma entusiasta do serviço. "A estação é um bálsamo para gente sair de casa. Eu comecei a frequentar logo após a minha aposentadoria e fez a diferença para um envelhecimento saudável. Muitas pessoas quando se aposentam passam a se sentir inúteis ou vazias, principalmente os homens e este é um espaço que mostra que podemos continuar a viver com qualidade", frisa Adelaide

Adelaide e Pedro posam na frente do painel que integrava a decoração da festa

A opinião de Adelaide vai ao encontro da coordenadora do serviço, Vanessa Rossato. "A Estação Idoso permite que o público frequentador tenha uma perspectiva de envelhecimento e isso é muito importante."

Vanessa, que coordena o espaço, ressalta que o serviço dá aos usuários uma perspectiva de envelhecimento

Espaço estruturado para a promoção da qualidade de vida e bem-estar da população idosa, a Estação Idoso oferta atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. O acesso ao serviço é feito por encaminhamento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de abrangência. O atendimento do local acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Está localizada na avenida Dr. João Conceição, 659 – Paulista.

Padre ouve os votos de Maria Bonita


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.