Rosângela Camolese entre a embaixatriz Laura Vitti Malaguetta e a rainha da Festa do Vinho, Lorena Fernandes Forti
A 11ª edição da Festa do Vinho de Santana acontece neste fim de semana, com abertura oficial, às 20h de sexta-feira (15) e segue até domingo (17). O evento realizado pelo Círcolo Trentino de Piracicaba e Associação de Moradores do bairro, conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A programação inclui atrações musicais, comidas típicas, vinho artesanal e apresentação de danças trentino-tirolesas. A entrada é franca.
A festividade que integra o calendário do município tem o objetivo de celebrar as tradições da comunidade trentino-tirolesa, formada há 125 anos, por famílias que se estabeleceram no local no final do século 19, após deixarem a região de Tirol, na Europa Central.
Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, além de apreciar o vinho artesanal e os pratos típicos, essa festa oferece aos visitantes, uma verdadeira aula de história. “Até os dias de hoje, a comunidade mantém os seus costumes, ensinando às novas gerações, suas práticas religiosas, seu dialeto e suas danças praticadas em grupos, com pessoas a partir dos três anos de idade”, comenta.
Na sexta-feira, após a abertura oficial com a participação da rainha e embaixatriz da festa, haverá apresentação desses grupos, show com a Banda V4, jantar com o prato colonial e comes e bebes. No dia 16, a Banda La Polline comanda a animação.
No domingo (17), será realizada missa, almoço, música e interatividade com Mississipi Jazz Band. Neste dia, devido ao início da Copa do Mundo, a comunidade disponibilizará um telão para a transmissão do jogo Brasil X Suiça.
“Nossa expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas e apresentar aos visitantes, os vinhos artesanais produzidos pela comunidade, além da cultura, dança e culinária com os famosos pratos colonial, canederli, crautti, cucagna, grostoli, strangulapretti e muitos outros”, afirma Dirce Vitti, integrante da Organização.
“Queremos uma festa familiar, com a presença de adultos e crianças. Nossa comunidade é assim. Contamos hoje, com mais de 860 moradores, uma grande família que trabalha em conjunto”, ressalta Maria Emília, moradora de Santana.
Na festa serão servidos em garrafas plásticas, os vinhos seco, suave, tinto, branco e rosê. Os Merlot, Cabernet e espumante estarão disponíveis em garrafas de vidro, apenas para viagem.
A Festa do Vinho de Santana
A festa teve início em 2008 quando, com a intenção de alavancar a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santa e Santa Olímpia (Coopervin), foi realizado um almoço que contou com a presença de mais de 1.000 pessoas.
Os cooperados cultivam parreiras que produzem 20 mil litros de vinho por ano (10 mil garrafas) seco e suave, tinto, branco, rosê.
Programação:
Sexta-feira (15)
20h – Abertura oficial, apresentação de rainha e embaixatriz
21h – Grupos de dança típica
22h – Banda V4
Comes e bebes / jantar com o Prato Colonial
Sábado (16)
19h30 – A presentação da rainha e embaixatriz
20h – Grupos de dança
22h – Banda La Polline
Domingo (17)
9h30 – Missa
10h30 – Almoço com Prato Colonial e comes e bebes
Música e interatividade com Mississipi Jazz Band
13h – Apresentação de rainha, embaixadora e grupos de dança
15h – Transmissão ao vivo Brasil X Suiça (telão)
Animação com Banda Nostalgia / Comes e bebes
Como chegar:
Para chegar ao bairro Santana, é preciso seguir pela Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), que liga Piracicaba a São Pedro (SP), depois, na saída 170, pegar a Rodovia Hermínio Petrim (SP-308) em direção a Charqueada (SP). Em seguida, após cerca de 9 quilômetros, basta contornar a rotatória dos bairros Santana e Santa Olímpia, próxima ao km 182, e percorrer uma estrada asfaltada.