Ferrato regulamenta lei de parceria para conservação do Zoológico Municipal
Com a intenção de ampliar a participação da sociedade na manutenção do Zoológico Municipal, o prefeito Gabriel Ferrato regulamentou nesta semana a Lei Complementar 361/15, que permite a adoção de espaços do parque por parte de pessoas físicas e jurídicas.
Segundo o disposto, projetos de construção, reforma, adaptação e manutenção de recintos dos animais, bem como de espaços públicos internos poderão ser subsidiados pela iniciativa privada.
Em contrapartida, o doador poderá colocar no local placa de identificação de sua atividade. Poderá ainda, uma vez por ano, de acordo com agenda do Zoológico, utilizar o auditório do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) lá instalado, bem como realizar uma visita monitorada com fins promocionais.
Para isso, os interessados precisam firmar termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e estabelecer a forma de execução dos projetos de construção, reforma e adaptação que precisam ser executados e definir a contrapartida do município ao patrocinador.
“A expectativa do governo municipal é ampliar a inserção do Zoológico na sociedade a partir de parcerias e, ao mesmo tempo, facilitar as pequenas intervenções para que o patrimônio se mantenha sempre conservado”, disse Gabriel Ferrato. “Esse tipo de experiência é fundamental, pois o resultado reflete a convivência harmoniosa entre a iniciativa privada e o governo municipal, a partir de interesse mútuo, o que dá maior vitalidade aos espaços públicos”, conclui.
