Netos do senhor Ermete Galesi, fundador do bairro Pompeia, estiveram no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, na tarde desta sexta-feira, 24, acompanhados do senador italiano Fausto Longo, para conversar sobre um projeto de recuperação da história das famílias tradicionais de piracicaba. O interesse do grupo é poder contar a história do avô, que chegou no Brasil com apenas 18 anos e foi o construtor da capela Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1925, marco do bairro.

Ficou definido que o grupo, formado pelo senhor Amadeu Provenzano Filho, Luiz Luizito Galesi e Nelson Provenzano, netos de Ermete, com apoio de Maria Inês Massaini Efstathiou, esposa de Luiz, vai esboçar as justificativas fundamentais que possam embasar um projeto de lei a ser enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores. A iniciativa, se aprovada, seria realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria da Ação Cultural (Semac) e o Instituto Histórico de Piracicaba (IHGP).

Fausto Longo se comprometeu a dar apoio técnico à elaboração do documento, com base em experiências europeias. “Vim da Itália para o Brasil apenas para esta reunião. Além do fato do grupo ter me convidado, considero muito importante esse tipo de iniciativa”, afirmou. Segundo ele, Piracicaba precisa dar mais atenção à sua própria história. “Temos uma história rica, mas que precisa ser recuperada e valorizada, como acontece na Europa”.

De acordo com Amadeu, “seria fabuloso uma iniciativa dessa natureza para se reconstituir as histórias das famílias piracicabanas”. Sua sugestão é que esta ideia resulte em uma série de projetos que possam ser executados, como livros, restauros e preservações de monumentos, a fim de marcar o aniversário de 250 anos de Piracicaba. Uma das iniciativas seria o tombamento da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Pompéia, e a alteração do nome da avenida, em homenagem a Ermete.

De acordo com Gabriel Ferrato, a proposta é muito interessante e vai ser estudada com carinho. Ele se comprometeu com o envio do PL ao Legislativo e sugeriu algumas alternativas para que a ideia possa se consolidar, sem problemas. Como por exemplo, apenas agregar o nome de Ermete Galesi ao da atual avenida. “Nesse sentido, agregamos valor ao local, sem alterações que possam dificultar o projeto relativo à Avenida Pompeia.