Ferrato recebe netos de Ermete Galesi para tratar de projeto histórico
Netos do senhor Ermete Galesi, fundador do bairro Pompeia, estiveram no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, na tarde desta sexta-feira, 24, acompanhados do senador italiano Fausto Longo, para conversar sobre um projeto de recuperação da história das famílias tradicionais de piracicaba. O interesse do grupo é poder contar a história do avô, que chegou no Brasil com apenas 18 anos e foi o construtor da capela Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1925, marco do bairro.
Ficou definido que o grupo, formado pelo senhor Amadeu Provenzano Filho, Luiz Luizito Galesi e Nelson Provenzano, netos de Ermete, com apoio de Maria Inês Massaini Efstathiou, esposa de Luiz, vai esboçar as justificativas fundamentais que possam embasar um projeto de lei a ser enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores. A iniciativa, se aprovada, seria realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria da Ação Cultural (Semac) e o Instituto Histórico de Piracicaba (IHGP).
Fausto Longo se comprometeu a dar apoio técnico à elaboração do documento, com base em experiências europeias. “Vim da Itália para o Brasil apenas para esta reunião. Além do fato do grupo ter me convidado, considero muito importante esse tipo de iniciativa”, afirmou. Segundo ele, Piracicaba precisa dar mais atenção à sua própria história. “Temos uma história rica, mas que precisa ser recuperada e valorizada, como acontece na Europa”.
De acordo com Amadeu, “seria fabuloso uma iniciativa dessa natureza para se reconstituir as histórias das famílias piracicabanas”. Sua sugestão é que esta ideia resulte em uma série de projetos que possam ser executados, como livros, restauros e preservações de monumentos, a fim de marcar o aniversário de 250 anos de Piracicaba. Uma das iniciativas seria o tombamento da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Pompéia, e a alteração do nome da avenida, em homenagem a Ermete.
De acordo com Gabriel Ferrato, a proposta é muito interessante e vai ser estudada com carinho. Ele se comprometeu com o envio do PL ao Legislativo e sugeriu algumas alternativas para que a ideia possa se consolidar, sem problemas. Como por exemplo, apenas agregar o nome de Ermete Galesi ao da atual avenida. “Nesse sentido, agregamos valor ao local, sem alterações que possam dificultar o projeto relativo à Avenida Pompeia.
