Portal do Município de Piracicaba

Ferrato participa de aula inaugural da preceptoria de residência médica no SUS

Por Comunicação Social / Publicado em 05/11/2015
Tempo de leitura: 3 minutos.

O prefeito Gabriel Ferrato participou da aula inaugural do curso de especialização em preceptoria de residência médica do SUS (Sistema Único de Saúde), na manhã desta quarta-feira (4). Ministrado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP/HSL, o curso conta com 19 médicos em sua primeira turma e irá formar profissionais que serão responsáveis pela supervisão e orientação dos integrantes do programa de residência médica do município.

Para Ferrato, o início do curso é um marco histórico para a saúde do município. “Ao longo desses três anos estamos estruturando a saúde. Contamos com uma equipe profissional altamente qualificada, prestadores de qualidade, e ainda aplicamos muitos recursos na área. Faltava a 'cereja do bolo'. Nosso programa de residência médica, aliado à chegada da faculdade de medicina, vão possibilitar um salto gigantesco, transformando Piracicaba em polo de formação”, destacou o prefeito.

Além de Ferrato, participaram da aula inaugural o secretário de Saúde, Pedro Mello, o vice-provedor da Santa Casa, Orlando Pavão e o diretor técnico do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), Miki Mochizuki. Estiveram presentes também o diretor técnico da Santa Casa, Ruy Nogueira Costa Filho, e ainda os médicos Anay Ferrer e Rogério Tuon, coordenadora e vice-coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica da Secretaria de Sáude de Piracicaba).

Durante a aula inaugural, Pedro Mello agradeceu o empenho da equipe para a concretização da residência no município. “Foi tudo muito rápido. Lançamos o sonho em setembro do ano passado, o prefeito Gabriel Ferrato nos deu todo apoio e nossa equipe encarou o desafio e colocou a residência para funcionar no início deste ano. O curso é uma excelente oportunidade para qualificar nossos médicos que irão realizar a preceptoria dos residentes”, disse.

Com carga horária de 360 horas, o curso de especialização em preceptoria de residência médica do SUS é promovido pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP).

“Temos um corpo médico já qualificado que irá se especializar para a preceptoria dos residentes com elevado nível de qualidade, moldando os novos profissionais de acordo com as necessidades do SUS”, afirmou Anay Ferrer.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.