Os 113 anos da Guarda Civil de Piracicaba foram comemorados hoje, 25/04, em cerimônia realizada às 9h, na sede da corporação, no bairro Verde. Os guardas-civis foram homenageados pelo seu dia e o prefeito Gabriel Ferrato entregou as chaves do novo prédio construído no local, que vai abrigar uma academia e o arquivo da Guarda. Com pavimento térreo e superior, totalizando 216 metros², o investimento na construção foi de R$ 312 mil.

“A Guarda Civil é uma instituição muito adorada pela comunidade piracicabana e desenvolve um trabalho essencial para a manutenção da segurança e bem-estar da população. Também deixo meus agradecimentos à Policia Militar, que tem realizado excelente trabalho em parceria com a nossa GC”, disse o prefeito Gabriel Ferrato em seu discurso. Ferrato também lembrou que Piracicaba tem registrado, nos últimos anos, indicadores no índice de melhora na área de segurança. “Sabemos que temos muito a realizar, mas estamos no caminho certo para a diminuição da criminalidade em nossa cidade”, reforçou.

O vereador Pedro Kawai foi autor da lei nº 8445, de 20 de abril de 2016, que denominou o espaço da nova academia como João Miguel Arvaje, em homenagem ao guarda-civil falecido em 2014. Arvaje foi lembrado pelo comandante da GC, capitão Silas, durante a cerimônia, pelos serviços dignos de destaque na sua vida profissional, dentre eles o patrulhamento preventivo e patrulhamento especializado em ações diretas ao combate à criminalidade e auxílio ao público.

O pai de Arvaje, Antonio Arvaje Filho, agradeceu ao vereador Kawai e ao comandante Silas pela homenagem e disse que seu filho trabalhava na instituição por amor. “Desde que iniciou na GC, meu filho sempre elogiou o sistema de trabalho da corporação e fez muitos amigos. Sempre se dedicou, pois tinha amor naquilo que fazia”.

O capitão Silas Romualdo disse que é gratificante comandar a Guarda Civil de Piracicaba há 11 anos. “É uma instituição sólida e necessária para cuidar do patrimônio municipal e também da segurança das famílias piracicabanas. Os investimentos em pessoal e material tem possibilitado a realização do papel de coadjuvante no combate à violência e à criminalidade em nosso município”. Romualdo também destacou que, nos últimos anos, aconteceram inúmeras inovações estruturais, e que nesse ano, no mês de maio, formará mais uma turma com 50 novos guardas-civis para fortalecer a equipe, atualmente formada por 42O efetivos.

A Guarda mantém os grupamentos do Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental, Ciclístico e Moto Ciclístico, Canil, Rural, Banda Musical, patrulhamento comunitário com Base Móvel, Rádio Patrulhamento, Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel). No mês de maio serão formados mais 50 novos guardas, aptos para trabalhar em prol da comunidade piracicabana, de forma digna, correta e com segurança.

FOTOGRAFIAS E PALESTRA – A tradicional exposição Fotos da Velha Guarda foi aberta após o descerramento da placa da academia. Com 150 fotos, o acervo pertence ao guarda-civil aposentado José Bonifácio Santana e conta a históri desde o início da corporação. Bonifácio iniciou seus trabalhos em 1968, como guarda-civil e fotógrafo oficial da corporação, quando a GC ainda era a Guarda Noturna. Desde então, formou um rico acervo de imagens.

Fechando as comemorações, também foi realizada, às 15h, no Teatro do Engenho, palestra proferida pelo guarda-civil e consultor de segurança da cidade de Jandira, Siderley Andrade de Lima. O evento foi dirigido aos guardas e alunos do curso de formação.