Ferrato anuncia reestruturação da rede psicossocial e implantação do Consultório na Rua
O prefeito Gabriel Ferrato anunciou a reestruturação da Rede Psicossocial e a implantação do Consultório na Rua no município. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (21), na abertura do II Fórum Municipal de Pessoas em Situação de Rua.
De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, depois de investir e melhorar as demais áreas da saúde pública municipal, chegou a vez da Saúde Mental. "Percorremos um longo caminho e realizamos intensos debates internos com o corpo técnico qualificado que temos e com o secretário de Saúde, Dr. Pedro Mello, para encontrar a melhor estratégia para reestruturar o setor. Trata-se de um grande avanço, que permitirá enfrentar melhor alguns desafios e problemas complexos, como o de pessoas em situação de rua, casos de álcool e outras drogas e de sofirmentos ou transtornos mentais das pessoas” completou Ferrato.
Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, o anúncio mostra que a área é prioritária no governo de Ferrato. “Nosso prefeito está investindo este ano um terço do Orçamento do município em saúde. A reestruturação de nossa Saúde Mental é importante para melhorar a qualidade de vida dos piracicabanos e o Consultório na Rua será de fundamental importância para essa população”, disse.
O projeto de reestruturação da Rede Psicossocial do município será dividido em duas fases, com a primeira sendo implantada ainda em 2015. “Nesta primeira etapa está prevista a transformação dos ambulatórios de saúde mental do Centro, Vila Cristina, Vila Sônia e Infantojuvenil em CAPS, a requalificação do CAPS II Bela Vista em CAPS III, a adequação do Ambulatório de Saúde Mental Álcool e Drogas e a implantação do Consultório na Rua”, afirma Vandrea Novello, coordenadora da Saúde Mental do município.
A primeira etapa prevê a contratação de 50 profissionais e o concurso para o preenchimento das vagas deverá ser realizado em setembro. Para esta fase do projeto serão contratados dois assistentes sociais, dez auxiliares administrativos, seis enfermeiros, um médico clínico geral, quatro psiquiatras, cinco oficineiros, dois psicólogos, 18 técnicos de enfermagem e dois terapeutas ocupacionais.
CONSULTÓRIO NA RUA Instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, o Consultório na Rua é multidisciplinar e tem o objetivo de ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde, ofertando atenção integral à saúde para um grupo populacional em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
