Sábado (27) é dia de duas apresentações da programação do 16º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). O infantil Agentes da Natureza, da Cia. Odisseia de Artes, às 15h; e Revista-ME Brasilis, da Cia. D'Vergente, às 20h. As apresentações são online, no canal do Youtube do evento.
O 16º Fentepira é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). A edição de 2021 possui a direção de produção de Leonardo Moraes e contou com a curadoria de Thais Dias e Roberto Rosa. Já os debatedores são Alexandre Mate, Caio Martinez e Paula Ibañez. Os 10 espetáculos que integram a mostra oficial foram gravados no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho).
Em Agentes da Natureza, Lia e Léo são irmãos gêmeos e vivem em um lugar onde as pessoas consomem exageradamente, causando muita poluição e diversos danos ao meio ambiente, o que deixa a cidade sem graça e sem cor. Durante uma brincadeira, os gêmeos são transportados para um mundo sustentável e colorido chamado "Ecolândia". Lá eles conhecem seres encantados e juntos embarcam em uma aventura ecológica repleta de aprendizados e emoções.
Cia. Odisseia de Artes
A Cia. Odisséia de Artes estreou essa montagem em dezembro de 2020, no Teatro do Engenho, com o apoio de um fundo municipal de emergência do FAC (Fundo de Apoio à Cultura). "O espetáculo nasceu junto com a companhia, a partir da necessidade de 5 atores, recém-formados pelo Senac Piracicaba, em trazer temas importantes. Assim, Agentes da Natureza foi construído de forma coletiva, por meio de estudos focados no tema meio ambiente", relatou o ator Felipe Nunes.
O elenco é formado também por André Martins, Bianca Oliveira, Karol Miranda, Leticia Alves. O grupo contou ainda com a orientação de João Scarpa e Giovani Bruno.
Segundo Nunes, a proposta da montagem é trabalhar a educação e a conscientização em relação aos impactos ambientais, formando novos seres pensantes, responsáveis, que saibam exercer sua própria cidadania. "Quisemos fazer uma história infantil para realmente trabalhar esse assunto desde cedo, com as crianças. Abordamos a importância do meio ambiente, dos impactos do aquecimento global, a questão da extinção de animais, o porquê que devemos preservar a natureza. Tudo isso de forma lúdica, através de uma história em que duas crianças gêmeas integram a geração que vai salvar o planeta. Acreditamos que as crianças são o futuro da nossa nação, por isso levamos a frase: pensar no futuro é agir no agora".
A preocupação ambiental ultrapassou o tema da peça. "Fizemos o espetáculo com o menor impacto possível ao meio ambiente. Nossos cenários foram confeccionados a partir da utilização de materiais descartados, de coisas que fomos pegando na rua, como garrafas pet, latas, papelão, isopor, além dos figurinos criados reutilizando roupas de brechós".
Em Agentes da Natureza, Lia e Léo são irmãos gêmeos e vivem em um lugar onde as pessoas consomem exageradamente
A montagem conta ainda com diversas músicas, gravadas em estúdio, com letra de Bianca Oliveira e melodias de Otiniel Aleixo.
Revista-ME Brasilis é o espetáculo que será exibido no sábado à noite. Baseado na obra O Bilontra, escrita por um dos grandes dramaturgos brasileiros, Artur Azevedo, o texto foi adaptado por Daniela Schitini, Giovani Bruno e Vagner Chiarini.
Na peça vemos a história de uma falida Trupe de Teatro que, a convite do Rei, chega para divertir os súditos de seu reino. Em uma mistura de dança, paródias e teatro, característica do teatro de Revista, o espetáculo promove uma maneira divertida de refletir sobre a situação política pelo qual o Brasil está passando.
A montagem tem no elenco Giovani Bruno, Magna Eliez, Rosangela Pereira, Vagner Chiarini, Tiara Silva, Leonardo Moraes (convidado) e Ane Caetano (participação especial). A direção é de Daniela Schitini.
De acordo com Vagner Chiarini, o Revista-Me Brasilis é um espetáculo que é apresentado desde 2016. "O público se identifica muito pelas alegorias e pela forma que a história é contada. Existem alguns quadros que são essenciais para a peça, como o quadro da cortina, do solo com o público e do caipira", afirmou o ator.
Revista-ME Brasilis é baseado na obra O Bilontra, escrita por Artur Azevedo- Foto Tiara Santos
Ao longo desses 5 anos de estrada, a montagem amadureceu. "Com o tempo, o espetáculo ganhou mais corpo, os improvisos, que muitas vezes acontecem com o público, acabaram se tornando uma situação cômica também para o elenco. É divertido poder contar uma história dentro de outra história", relatou explicando o chamado metateatro.
Cia. D'Vergente- Foto Tiara Santos
Sobre a atualidade do texto, o ator conta que sempre trazem assuntos que estão sendo discutidos e falados nos dias de hoje. "Sobre a atualidade, a gente gosta de brincar com os problemas que estão acontecendo no Brasil. Já utilizamos elementos como o impeachment, doenças tropicais e agora pegamos alguns pontos frágeis do atual governo".
Bate-papo ao vivo – Após as exibições, acontece um bate-papo ao vivo com o chat. A conversa contará com representantes do grupo de teatro e os provocadores, debatedores dessa edição do Fentepira, Alexandre Mate, Caio Martinez e Paula Ibañez.
Sobre o Festival
O Fentepira é uma política pública do Município de Piracicaba, prevista pelas leis 6.072/2007 e 7.491/2014. Tem como objetivo estimular a criação artística, a inovação criativa e a valorização da arte teatral, além de fomentar a discussão sobre o fazer teatral.
Assim como nos últimos três anos, a empresa ganhadora do pregão eletrônico 425/21 (ocorrido em 27 de setembro) foi a W Produções, sob supervisão geral de Adriana Batista.
Neste ano, a comissão organizadora foi formada por Rubens Evandro de Godoy Roncato (Semac – Secretaria Municipal de Ação Cultural), Luiz Gustavo Maluf (Semac), Amanda Forti (Semac), Dayane Gabriele Bortoleto (Semac), Edvaldo Oliveira e Viviane Souza (Apite – Associação Piracicabana de Teatro), Camila Amaral Tavares (SESC – Serviço Social do Comércio), Mirella de Sena Cagliari e Attilio Severino de Andrade (SESI – Serviço Social da Indústria), Ricardo Moreira de Araújo (Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Rosangela Pereira e Antônio Chapéu (Movimento Liberdade Liberdade).
A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).
A curadoria dos espetáculos deste ano foi de Thais Dias e Roberto Rosa. Já a direção de produção é de Leonardo Moraes.
Programação do 16º Fentepira
Fentepira: fentepira.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRFYRQxXWp_NEP0RwQkezNw
Links Curtos para o Youtube: encurtador.com.br/hHIP7 / https://url.gratis/qWXU3w
Semac: http://semactur.piracicaba.sp.gov.br/
Serviço
Dia 27 (sábado)
Espetáculo: Agentes da Natureza
Link de teaser/apresentações antigas: https://www.youtube.com/watch?v=9-EmruOx2jg
Link da exibição: https://youtu.be/QrRRZ86mLAc
Grupo: Cia. Odisseia de Artes (Piracicaba/SP)
Horário: 15h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Espetáculo: Revista-ME Brasilis
Link de teaser/apresentações antigas: https://www.youtube.com/watch?v=xJ7a0cXz8yY
Link da exibição: https://youtu.be/uTU17szS9GI
Grupo: Cia. D'Vergente (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 1h10
Classificação: Livre