Portal do Município de Piracicaba

Fentepira inicia oficialmente sua 20ª edição com dez espetáculos

Festival segue até 30/11 com programação gratuita em vários espaços da cidade

Por CCS / Publicado em 24/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Na imagem, dois indivíduos estão em cena sobre um palco escuro, iluminados por uma luz dramática que destaca a intensidade do momento. Um deles está deitado de bruços no chão, com o corpo tenso, transmitindo sofrimento ou vulnerabilidade. Atrás dele, uma figura imponente, com pintura corporal e traje elaborado, posiciona as mãos sobre suas costas, sugerindo um gesto ritualístico, de domínio ou transformação. O contraste entre a luz focada e o fundo sombrio acentua o clima teatral e emocional.
Espetáculo Metamorfose, do Grupo Anomia – Foto: Tiago Rochetto

A 20ª edição do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) foi aberta oficialmente ontem, 23/11, com duas apresentações. No Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho), o espetáculo convidado Monstruário, da A Fabulosa Cia. Teatro de Histórias, marcou a abertura do festival; à noite, no Losso Netto, foi a vez do grupo piracicabano Anomia, que subiu ao palco com Metamorfose. O 20º Fentepira segue até 30/11 e a entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante a retirada dos ingressos uma hora antes na bilheteria do local.

Na imagem, duas pessoas estão em pé diante de uma porta intensamente iluminada, em um ambiente que lembra o quarto de uma criança ou um cenário teatral inspirado nesse universo. A luz projeta faixas coloridas sobre seus rostos e roupas, criando um efeito surreal e mágico. À esquerda, alguém veste camiseta listrada e shorts com estrelas; à direita, outra figura usa vestido de bolinhas e meias estampadas. Ambos têm rostos pintados, reforçando o clima de fantasia e performance. Ao fundo, há um beliche decorado com bandeirolas, desenhos infantis nas paredes — como um polvo — e um tapete colorido no chão, compondo um espaço lúdico e imaginativo.
Espetáculo convidado, Monstruário abriu oficialmente a programação do 20º Fentepira – Foto: Gabriel Avillah

O Fentepira continua hoje, 24/11, com o Coletivo Peneiras, que sobe ao palco do Teatro do Engenho, às 20h, com Mãinhas.

Amanhã, 25/11, é a vez do Sesc Piracicaba receber a atração do dia: às 20h, o Movimento Kirela Teatral, de Guararapes (SP), apresenta Coisas Nossas, dando sequência à mostra oficial, que reúne 10 espetáculos até 30/11.

O Fentepira é realizado em cumprimento à Lei Municipal 6.072/2007, alterada pela Lei 7.941/2014, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com a parceria da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Movimento Liberdade Liberdade, Sesc Piracicaba, Senac Piracicaba e Sesi Piracicaba.

A comissão organizadora é formada por Ricardo Moreira de Araujo, do Senac Piracicaba; Lina Agifu (representante) e Franciele dos Santos Viana (suplente) do Movimento Liberdade Liberdade; Vitor Alexandre Almeida (representante) e Maria Eduarda Fernandez Rodrigues (suplente) da Apite!; Iuri Domarco Botão, do Sesc Piracicaba; Renata Andrea Aquino Defina, do Sesi Piracicaba; e Henrique Mellega e Luis Gustavo Maluf, da Secretaria Municipal de Cultura.

A direção de produção geral é de Leonardo Moraes, produção-executiva e gestão jurídica de Adriana Batista e assistência de produção de Diego Borges e Paula Ibanês. A empresa organizadora da edição, vencedora do pregão eletrônico 209/2025, é a WCultural.

Programação do 20º Fentepira

24/11, segunda-feira — 20h

Mãinhas

Coletivo Peneiras — Piracicaba (SP)

Teatro Municipal Erotides de Campos

25/11, terça-feira — 20h

Coisas Nossas

Movimento Kirela Teatral — Guararapes (SP)

Sesc Piracicaba

26/11, quarta-feira — 15h

Malabarindo

MB Circo — Piracicaba (SP)

Praça José Bonifácio (coreto central)

27/11, quinta-feira — 20h

Jacinta — Você só morre quando dizem seu nome pela última vez

Cia. do Pássaro — Voo e Teatro — São Paulo (SP)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

28/11, sexta-feira — 15h

Prisma — Eu sou assim

Cia. Terralina — São Paulo (SP)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

28/11, sexta-feira — 20h

Circo Godot

Circo Godot de Teatro — Recife (PE)

Teatro do SESI Piracicaba

29/11, sábado — 15h

O Maior Quintal do Mundo

Ao Quadrado Produções Culturais — Rio de Janeiro (RJ)

Teatro Municipal Erotides de Campos

29/11, sábado — 19h

Cícera

Contadores de Mentira — Mairiporã (SP)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

30/11, domingo — 19h

A Flor Vermelha

Coletivo Depirarte — Piracicaba (SP)

Ponto de Cultura Garapa


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.