O 1º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) foi encerrado na noite de ontem (30), após onze dias de festival que contou com apresentações de mais de vinte espetáculos, dentre eles, seis de Piracicaba. Para fechar com chave de ouro, o festival recebeu a peça “Lugar onde o Peixe Pára”, do grupo piracicabano Andaime. O espetáculo retrata o universo caipira de maneira descontraída e bem-humorada.A peça tem roteiro e direção de Carlos ABC e estreou em setembro de 1996.

De acordo a secretária Municipal da Ação Cultural, Rosangela Camolese, o Fentepira além de solidificar a produção teatral local e promover um intercâmbio entre a classe artística, serviu como uma campanha de incentivo ao público, que teve grande participação durante as apresentações. Ela também falou que as perpectivas para 2007 é de transformar o festival em calendário oficial da cultura piracicabana.’Graças ao incentivo recebido dos apoiadores na realização do festival, a intenção é ampliar o número de participantes para o 2º Fentepira. “De nossa parte, se houver maior número de apresentações, com certeza estruturaremos a contento.

O 1º Fentepira foi realizado pela Secretaria Municipal da ação Cultural e Apite (Associação Piracicabana de Teatro Amador) e teve como parceiros o Jornal de Piracicaba, Belgo Grupo Arcelor, Núcleo Universitário de Cultura da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Sesc, Sest/Senat, Societá Italiana, Sesi, A Tribuna Piracicabana, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Gazeta de Piracicaba, Planeta Produções, TV Beira Rio e apoio do Senac e Auto Viação Millenium.