Portal do Município de Piracicaba

Fentepira 2025 anuncia espetáculos selecionados para sua 20ª edição

Anúncio foi feito na noite do dia 03/11, no Teatro do Engenho, após lançamento oficial com apresentação do espetáculo Labirinthos 2.5

Por CCS / Publicado em 11/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra dois palhaços, um homem e uma mulher, com maquiagem exagerada e expressões faciais cômicas, segurando um conjunto de claves de malabarismo. Eles estão em um palco com um fundo de cortina azul drapeada e um letreiro luminoso escrito "Malabares Polo" no topo. O palhaço homem, à esquerda, tem cabelo castanho despenteado, sobrancelhas grossas e pintadas de preto, e usa um sorriso largo mostrando os dentes. Ele veste uma camisa branca com gola azul, um colete azul escuro e uma gravata vermelha. Ele segura quatro claves brancas com pontas azuis em seus braços cruzados. A palhaça, à direita, tem cabelo curto e escuro, sobrancelhas igualmente exageradas e uma expressão facial tensa e desafiadora. Ela usa um colete preto com detalhes em azul e amarelo, e uma gravata vermelha sobre uma blusa amarela. Ela segura três claves brancas com pontas azuis em seus braços.
MB Circo, de Piracicaba, foi selecionado com o espetáculo de rua MalabaRindo

A comissão organizadora do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) anunciou os espetáculos selecionados para sua 20ª edição. A divulgação foi feita na noite do dia 03/11, no Teatro Municipal Erotides de Campos, antes a apresentação do espetáculo Labirinthos 2.5, da Cia. Teatral Energós, que marcou oficialmente o lançamento do festival.

A imagem mostra três atores em um palco, com um cenário que sugere um ambiente subaquático ou alienígena, com longos tentáculos verdes pendurados. No centro, uma atriz com cabelo cacheado escuro, usando um vestido branco com listras cor de pêssego e um chapéu em formato de funil vermelho, cobre os ouvidos com as mãos, com uma expressão de surpresa ou desconforto. À esquerda, outra atriz, com cabelo escuro preso, veste um vestido branco com grandes bolinhas vermelhas e um chapéu funil azul. Ela segura um pequeno objeto branco e tem a boca aberta em uma expressão de espanto ou alegria. À direita, um ator com barba escura e cabelo curto, usa uma roupa vibrante com um colete listrado em preto e branco sobre uma camisa branca, calças azuis e um colarinho verde. Ele olha para cima com uma expressão intrigada. A iluminação é dramática, com tons verdes predominando no fundo e focando nos atores, criando uma atmosfera teatral e lúdica.
Prisma, da Cia. Terralina de São Paulo

Foram selecionados quatro grupos de Piracicaba: Coletivo Depirarte, com A Flor Vermelha; Coletivo Peneiras de Piracicaba, com Mãinhas; Grupo Anomia, com Metamorfose; e MB Circo, com MalabaRindo.
Na categoria nacional, participam grupos vindos de diferentes regiões do país: Cia do Pássaro – Voo e Teatro (São Paulo/SP), com Jacinta – Você só morre quando dizem seu nome pela última vez; Companhia Circo Godot de Teatro (Recife/PE), com Circo Godot; Movimento KIRELA Teatral (Guararapes/SP), com Coisas Nossas; Ao Quadrado Produções Culturais (Rio de Janeiro/RJ), com O Maior Quintal do Mundo; Cia. Terralina (São Paulo/SP), com Prisma – eu sou assim; e Contadores de Mentira (Mairiporã/SP), com Cícera.

A imagem retrata uma cena teatral sombria e dramática, com iluminação vermelha predominante. No primeiro plano, uma mulher com um vestido escuro e brilhante, adornada com uma flor vermelha no cabelo, olha diretamente para a câmera com uma expressão séria. Ao fundo, desfocado, um homem em uma camisa sem mangas e calças escuras gesticula. O cenário é composto por um quadro negro com anotações científicas, incluindo fórmulas químicas e a imagem de uma mariposa. Um carrinho com recipientes de vidro, um bico de Bunsen e outros equipamentos científicos está posicionado à esquerda. O chão está coberto por um tapete vermelho vibrante. Uma luz de neon vermelha em forma do número "7" ilumina a parede ao lado da mulher, adicionando um toque de mistério e urgência à atmosfera.
Jacinta – Você só morre quando dizem seu nome pela última vez, da Cia. do Passáro
A imagem mostra uma cena dramática e carregada de emoção. Em primeiro plano, há um homem nu da cintura para cima, agachado no chão, coberto de lama escura que cobre seu corpo e rosto. Ele está em uma posição curvada, com a cabeça baixa, transmitindo uma sensação de angústia ou sofrimento profundo. O chão onde ele está é um tabuleiro quadriculado em tons de cinza claro e escuro, com uma textura que lembra mármore ou pedra. Ao fundo, em contraste, estão três pessoas — duas mulheres e um homem — todas vestidas com camisas brancas e calças pretas, olhando para o lado oposto do homem no chão. Eles estão em pé, alinhados e com posturas eretas, parecendo indiferentes ou distantes da situação do homem à frente. A iluminação é dramática, com um foco forte sobre o homem no chão, destacando sua figura e a lama, enquanto o fundo está mais escuro, criando uma sensação de isolamento e separação entre ele e as outras pessoas. A composição da imagem sugere temas como sofrimento, solidão, alienação e a distância entre a luta individual e a indiferença social. A cena é intensa e provoca reflexão sobre a condição humana e o isolamento emocional.
Também de Piracicaba, o Grupo Anomia apresentará Metamorfose
A imagem retrata uma cena teatral com cinco atores em um palco rústico, que simula um ambiente rural ou histórico. Ao centro, um homem toca violão, vestido com uma camisa amarela e um casaco marrom, sentando-se em uma caixa de madeira. À sua esquerda, uma mulher com um vestido longo e claro e uma blusa rosa segura uma espécie de peneira ou cesto, com uma expressão facial animada. À direita do guitarrista, um homem com camisa azul e expressão vocal intensa gesticula com as mãos, usando um chapéu de palha. Ao lado dele, um homem com chapéu de palha semelhante, camisa clara e calças roxas, segura um objeto escuro nas mãos e parece cantar ou gritar. Um quinto homem, parcialmente visível à direita, também usa um chapéu de palha e está em pé. O cenário é composto por tábuas de madeira escuras ao fundo, simulando uma estrutura precária. Objetos como baldes enferrujados, sacos de estopa e toras de madeira completam a ambientação, sugerindo um contexto de trabalho rural ou de vida simples. A iluminação foca nos atores, criando um contraste com o fundo mais escuro.
Movimento KIRELA Teatral, de Guararapes, foi selecionado com Coisas Nossas

A curadoria responsável pela seleção dos espetáculos foi composta por Cris Rocha e Roberto Rosa. Já os bate-papos com os grupos, realizados ao final das apresentações, contarão com mediação das debatedoras Patrícia Gifford e Tânia Granussi.

O Fentepira 2025 é realizado em cumprimento à Lei Municipal 6.072/2007, alterada pela Lei 7.941/2014, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com a parceria da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Movimento Liberdade Liberdade, Sesc Piracicaba, Senac Piracicaba e Sesi Piracicaba.

Considerado um dos mais importantes festivais de artes cênicas do interior paulista, o Fentepira valoriza a produção teatral independente, fomenta o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões e oferece ao público uma programação gratuita e diversificada.

A comissão do 20º Fentepira é formada por Ricardo Moreira de Araujo, do Senac Piracicaba; Lina Agifu (representante) e Franciele dos Santos Viana (suplente) do Movimento Liberdade Liberdade; Vitor Alexandre Almeida (representante) e Maria Eduarda Fernandez Rodrigues (suplente) da Apite!; Iuri Domarco Botão, do Sesc Piracicaba; Renata Andrea Aquino Defina, do Sesi Piracicaba; e Henrique Mellega e Luis Gustavo Maluf, da Secretaria Municipal de Cultura.

A direção de produção geral é de Leonardo Moraes, produção-executiva e gestão jurídica de Adriana Batista e assistência de produção de Diego Borges e Paula Ibanês. A empresa organizadora da edição, vencedora do pregão eletrônico 209/2025 é a WCultural.

As datas oficiais e os horários de cada espetáculo serão divulgados em breve.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.