O resultado de várias técnicas artesanais misturado à simpatia do povo piracicabano, pode ser apreciado nos pontos de exposição das Feiras de Artesanato da cidade. São objetos, bordados, pintura, tear, cerâmica, marchetaria e muito mais à disposição do consumidor. A partir do dia 21 de abril, as feiras passam a funcionar das 10h às 17h, com a oferta de materiais confeccionados por pelo menos, 27 artesãos.
Os trabalhos são expostos em espaços turísticos como a Rua do Porto (ao lado do Casarão do Turismo e em frente aos restaurantes), a Praça José Bonifácio, Engenho Central (Casa do Artesão) e Rodoviária. Neste sábado (21), as peças serão comercializadas na praça, enquanto nos dias 22, 28 e 29 de abril, poderão ser encontradas na Rua do Porto.
Entre as diversas técnicas, a marchetaria geométrica traz para as feiras, trabalhos confeccionados com madeira em MDF. “Produzo porta jóias, porta chaves, tabuleiros e outras peças com lâminas de madeira mogno, white vood, jequitibá, embuia escura”, explica o artesão Luiz Lacerda.
Para participar do calendário, artesãos da cidade, após inscrição, foram convocados para a realização de um teste de aptidão. As vagas contemplavam trabalhos com técnicas diferenciadas, além de alguns critérios necessários. Os artesãos foram alocados de acordo com o ineditismo apresentado, para cada espaço turístico.
As feiras fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, que também possui pontos de vendas no Engenho Central e Terminal Rodoviário.
Serviço – Feiras de Artesanato Piracicaba. Dia 21/04 na Praça José Bonifácio, Dias 22, 28 e 29 de abril, na Rua do Porto. Informações: 3403-2613 / 3403-2635.