Neste mês de dezembro completa um ano de lançamento da Feira Vegana e Agroecológica, promovida por um grupo de produtores locais em parceria com a Prefeitura, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).
A 12ª edição, com a temática especial de natal e de aniversário da feira, está marcada para o próximo domingo, 11/12, das 10h às 16h, no Varejão da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, nº 2110).
Participarão da feira 24 produtores locais das frentes de alimentação vegana e artesanal, com produtos como panetones e chocotones, pães, salgados, hambúrgueres, arepas, entre outros, além de hortifruti agroecológico, orgânico e artesanato.
Como nas edições anteriores, a feira conta com atrativos para aprimorar a experiência do público. A partir das 11h haverá oficina gratuita de Ceia Vegana, com a nutricionista Priscila Arthur. Haverá também um sorteio entre 12h e 15h30 de duas cestas com itens dos produtores da feira, para os clientes que consumirem.
A música está garantida com o DJ Marquinhos, da Casa do Hip Hop e com experiência de 25 anos no ramo. A feira irá oferecer um espaço infantil com recreador, quick massagem com o voluntário Márcio Domingues com contribuição voluntária, doação de mudas e um cantinho da água e do café.
A FEIRA – Criada para atender a demanda crescente de um público que escolhe viver de forma mais consciente e sustentável, a Feira Vegana e Agroecológica acontece mensalmente desde dezembro de 2021, sempre no segundo domingo do mês, das 10h às 16h, no Varejão da Paulista.
A Feira é organizada de forma autônoma pelos expositores e envolve o trabalho de aproximadamente 40 pessoas, contando com o apoio da Sema, que cede o espaço do Varejão da Paulista para a realização, de forma gratuita.
“Todo o trabalho da feira é feito de forma coletiva e horizontal, com envolvimento de todos os membros”, afirma o grupo.
A Feira está prevista no Plano Municipal de Educação Ambiental de Piracicaba como uma de suas metas, instituída em 2020. Cada edição tem uma temática, decidida coletivamente entre os expositores.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, enfatiza o trabalho da Sema em apoiar essas iniciativas de pequenos produtores e da agricultura familiar de Piracicaba. “É nosso papel fomentar esses projetos inovadores que fortalecem a produção e a economia local, na direção de uma alimentação mais saudável e sustentável”, disse.
Os expositores orientam que o público leve sua própria caneca, além de suas sacolas, já que a feira preocupa-se em reduzir a geração de resíduos. As novidades da feira e a programação podem ser conferidas no instagram da Feira: @feiraveganaeagroecologica.