A I Oficina Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Projeto URB-AL, que teve início na última terça-feira (28), no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba – Fumep termina hoje (31). O evento que consta de oficinas é coordenada pelo município de Piracicaba.

O projeto URB-AL é um programa horizontal de cooperação descentralizada da Comissão Européia de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina. O Projeto contribui com a formulação de novas práticas de elaboração e implementação de políticas públicas locais que visem o combate à pobreza urbana nestes locais.

De acordo com a secretaria do Desenvolvimento Social (Semdes), Maria Angélica Guércio, este é o primeiro encontro com os parceiros do projeto. Participam das oficinas os Países Portugal , Itália e Chile. Além dos municípios do estado de São Paulo como Campinas, Rio Claro e São Bernardo do Campo.

Na Feira Internacional , por meio de palestras, foi feita exposição das ações brasileiras, na área da segurança alimentar.A finalidade do evento é o de proporcionar troca de experiências, para se estabelecer uma metodologia de trabalho, na questão da segurança alimentar.

Maria Angélica esclareceu que o projeto todo de Segurança Alimentar em Piracicaba conta com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, que funciona desde 2003; algumas ações ligadas ao alimento seguro, ao direito a alimentação, além dos dois grandes parceiros que são a Esalq e Unimep. Segundo ela, a Semdes oferece o apóio para que estas ações possam ser realizadas.

As oficinas da I Feira Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Projeto URB-AL será encerrada hoje, com a distribuição de certificados aos participantes, a partir das 16h30, no salão nobre da Fumep. Confira a programação de hoje:

31/03 – Sexta-feira

8h – Palestra “Intersetorialidade e SAN”

Edmar Guariento Gadelha (Ibase)

9h – Mapa de Segurança Alimentar dos municípios

Equipe executiva do projeto

10 h – Intervalo – Coffee Break

10h30- Manhã de Oficinas – Exclusivo para representantes dos municípios parceiros e palestrantes

12h – Almoço

14h – Avaliação da oficina, revisão do cronograma e planejamento das próximas etapas

Exclusivo para representantes dos municípios parceiros e equipe coordenadora e executiva do projeto

16h – Intervalo – Coffee Break