A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), com o objetivo de comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente que acontece no próximo dia 05, promove entre os dias 03 e 10 de junho a Semana do Meio Ambiente. A 3ª Feira da Sucata e da Barganha abrirá o evento no domingo (03), às 9h, na Praça José Bonifácio. A feira tem como objetivo incentivar a troca de materiais reutilizados e reciclados e promover o princípio dos 3Rs- redução do uso e desperdício dos materiais, reutilização e reciclagem. A feira da sucata e da barganha é uma atividade realizada pela Esalq e Prefeitura Municipal, em conjunto com diversos grupos, organizações e instituições comprometidas com as questões sócio-ambientais. Esta feira vem sendo tradicionalmente realizada nos municípios de Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, entre outros. A feira busca promover a troca, compra, conserto e venda de objetos usados ou reciclados, mostrando assim que nem tudo o que está sendo usado deve ser jogado fora, e para algo ser útil e bonito não precisa ser novo. Segundo os organizadores, o evento é uma lúdica e criativa iniciativa para instigar os participantes para a prática dos 3Rs enfatizando o sentimento de uso e não da posse. Ao longo do dia da feira estão programadas diversas atividades culturais, tais como apresentação de bandas, locais, oficinas de aproveitamento de materiais, esquetes teatrais, danças, espaços de educação ambiental, etc. Os interessados em participar da feira podem trazer objetos como livros, cds, roupas, brinquedos e móveis usados para trocar ou vender. Os objetos expostos terão que ser necessariamente usados ou reaproveitados e poderão ser trocados ou vendidos, conforme decisão de seu proprietário. As inscrições para a feira devem ser feitas de 15 a 31 de maio, na sede do Programa USP Recicla e no Serviço de Atendimento Comunidade, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3429-4051 e 3429-4161 e pelo e-mail recicla@esalq.usp.br. Na programação da Semana do Meio Ambiente também está previsto o Projeto Cinema de Rua, que acontece no dia 05, às 20 h, na Praça José Bonifácio, com a apresentação do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, ganhador de dois Oscar, melhor documentário e melhor canção original. O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, apresenta uma análise sobre a questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O Projeto Cinema de Rua é uma realização das secretarias de Meio Ambiente, Ação Cultural e Cine Humberto Mauro, Unimep. Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente. 29/05 9h às 10h30 – Palestra e apresentação lúdica sobre os 3Rs para alunos do Colégio Piracicabano.Período da manhã – Palestra na Escola Municipal Ilda Jenny sobre a importância da arborização urbana. Envolvimento dos alunos no plantio, conservação das mudas que serão plantadas nas calçadas do Carrefour e da Escola. 31/05 9h – Mutirão sobre resíduos ao redor do Colégio Piracicabano envolvendo alunos. 14h – Exposição sobre arborização urbana e plantio de árvores na rua Rangel Pestana, envolvendo alunos de 3ª e 4ª série do Colégio Piracicabano. 03/06 9h – Feira da Barganha e da Sucata, na Praça José Bonifácio. 04/06 8h30 – Plantio por alunos de 7ª e 8ª séries – Mata Ciliar do Ribeirão do Enxofre. 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente 9h às 17h – Abertura do Festereco, no Zoológico e Paraíso das Crianças. Período da manhã – Plantio de árvore pelos alunos da Escola Municipal “Raquel de Queiroz”, na calçada do Zoológico. Dia todo – Concurso de Cartazes e Campanha do Óleo Comestível, no Senai “Mário Dedini”. Lançamento do site da Sedema, na própria secretaria. 20h – Apresentação do filme “Uma Verdade Inconveniente”, na Praça José Bonifácio. 06/06 8h30 – Plantios, na calçada do Carrefour. 8h30 – Plantios, na Escola Municipal Ilda Jenny. 13h30 – Curso de Compostagem para funcionários da Esalq e Sedema, na Esalq. 9h às 17h – Festereco, no Zoológico e Paraíso das Crianças. 07/06 9h às 17h – Festereco, no Zoológico e Paraíso das Crianças. Períodos da manhã e tarde – Exibição de filmes e desenhos animados que enfocam temas relacionados com meio ambiente, no Paraíso das Crianças. 08/06 9h às 17h – Festereco, no Zoológico e Paraíso das Crianças. Períodos da manhã e tarde – Exibição de filmes e desenhos animados que enfocam temas relacionados com meio ambiente, no Paraíso das Crianças. 19h – Curta do Varal, apresentações de curta metragem, no Parque da Rua do Porto e praças da cidade. 09/06 9h às 17h – Festereco, no Zoológico e Paraíso das Crianças. Períodos da manhã e tarde – Exibição de filmes e desenhos animados que enfocam temas relacionados com meio ambiente, no Paraíso das Crianças. 10/06 9h às 17h – Festereco, no Zoológico e Paraíso das Crianças. 9h – Interação de “Claws” (Palhaço) com público visitante do Zoológico.