Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), a Feira Bem Morar, que aconteceu ontem, domingo, 10/12, das 10h às 18h, no Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto, teve mais de 160 atendimentos de interessados em comprar o próprio imóvel. Na ocasião, as seis construtoras participantes ofereceram casas ou apartamentos a famílias com renda mensal acima de dois salários-mínimos, com subsídios dos governos Estadual e Federal. O evento teve a presença do prefeito Luciano Almeida, de secretários municipais e também do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.

pessoas andando em evento
Participaram da feira seis construtoras, que ofertaram casas e apartamentos com subsídios dos governos

“Essa feira foi pensada para ajudar as pessoas a encontrarem a própria casa. Uma excelente oportunidade para analisar todas as possibilidades de obter um imóvel para chamar de seu”, disse o prefeito Luciano Almeida.

“Criamos um espaço específico, com a Feira Bem Morar, por meio de parceria com o Governo do Estado e construtoras, para que quem quisesse sair do aluguel tivesse à disposição, em um único lugar, diversas opções. E as próprias construtoras nos falaram que a aceitação do público foi ótima, com atendimentos e negociações”, falou a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes.

homens e mulheres em pé. Eles são autoridades do evento
Autoridades durante abertura oficial da feira

As construtoras participantes foram MRV, Vitta, Pacaembu, Direcional, Promoval Incorporadora e RNI. Durante a feira, entre os requisitos para a aquisição de um imóvel com subsídios dos governos estavam: não possuir outros imóveis no nome e também ser a primeira compra de um imóvel. As unidades habitacionais disponíveis tinham subsídios do Governo Estadual, por meio do Programa Nossa Casa Paulista (Crédito Imobiliário), e do Governo Federal, via Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). As construtoras com Crédito Imobiliário (Programa Nossa Casa Paulista) puderam comercializar unidades habitacionais com subsídio de R$ 11 mil. Já os subsídios do PMCMV chegavam até R$ 55 mil, dependendo da renda familiar.

“Nosso intuito é produzir equidade no espaço urbano. E vale destacar que as famílias que aproveitam essa oportunidade de ter o próprio imóvel na cidade também investem no município”, afirmou o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.

Prefeito e secretária da Semuhget em conversa com homem representante de uma construtora
Prefeito Luciano Almeida e Andrea, secretária da Semuhget, em conversa com construtoras

Quem compareceu à Feira Bem Morar para dar início ao sonho da casa própria foi José Leonardo Santos, 33. Acompanhado da esposa, Aline dos Santos Silva, 25, e do filho, João Victor Santos, 11, ele visitou os stands das construtoras para conhecer as propostas de moradias. “Viemos em busca de uma casa. Conversamos com as construtoras para agora fazer a avaliação das propostas. Ter essas possibilidades em um único local facilita muito a nossa busca”, comentou Santos.

Também marcaram presença na Feira Bem Morar os secretários municipais Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, da Selam (Esportes, Lazer e Atividades Motoras); Thiago Marquezin, do CCS (Comunicação Social), e Reinaldo Pousa, da Semutri (Transportes Internos).

menino, mulher e homem, juntos, em pé
Família formada por João, Aline e José foi em busca do imóvel próprio