O Grupo de Trabalho Interdisciplinar sobre Fauna Silvestre (GTI Fauna Silvestre), ligado à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), promove concurso de fotografia amadora e de relatos sobre a fauna silvestre. O objetivo do concurso é atrair o olhar do cidadão para a fauna silvestre que existe no espaço urbano e em seus núcleos rurais. O prazo para encaminhamento da foto com o relato é de 14/06 a 24/06, para o email: gtifaunasilvestrepiracicaba@gmail.com . Cada participante poderá inscrever apenas uma foto.
Serão aceitas apenas fotografias sobre animais silvestres em qualquer espaço urbano ou núcleos urbanos rurais, podendo ser em parques ou outras áreas verdes, desde que sejam dentro do limite da cidade de Piracicaba. A imagem deverá ser acompanhada de um título, com no máximo 5 palavras e de um relato. A descrição deverá ter a identificação do animal (nome popular), a data, o horário, local do momento do registro e o loteamento ou bairro.
“É muito importante que todos participem, pois percebemos que em função da pandemia os animais, as florestas, ganharam mais importância, vimos mais cenas curiosas, engraçadas, que podem ser contadas neste concurso, enfim, cenas e situações que agora são mais relevantes para todos nós”, observa Marianna Ricciardi Curi, médica veterinária da Sedema, coordenadora do GTI Fauna Silvestre.
Caso não saiba o nome do animal, a pessoa poderá procurar fontes que ajudem a descobrir, como, profissionais, livros ou sites na internet. Na descrição podem ser acrescentadas outras informações sobre ele ou sobre a situação na qual se encontrava, além do contexto em que o animal foi encontrado e fotografado, curiosidades, comportamento ou a impressão de quem registrou a foto. Caso a imagem mostre mais de um animal, deve ser mencionado em sua descrição.
Serão selecionadas as 10 melhores imagens e os relatos e os autores receberão um certificado de participação e menção honrosa. Os três primeiros classificados serão premiados com um kit de materiais alusivos à fauna silvestre.
Os critérios utilizados para a escolha das imagens e respectivos relatos serão: originalidade, qualidade técnica, mérito artístico e contexto descrito. Fotos que, no entendimento do júri, tenham sido digitalmente alteradas, para além de correções e ajustes simples, serão desqualificadas.
Pássaro Príncipe, Pyrocephalus rubinus Foto – Maria Eliana Carvalho Navega Gonçalves
FAUNA SILVESTRE – O GTI Fauna Silvestre é formado por técnicos da Sedema, Pelotão Ambiental, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), parceiros e representantes de instituições, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Fundação Florestal, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima), Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.
SERVIÇO – Para outras informações, acesse: https://sedema.wixsite.com/sedema/faunasilvestre
Contato: (19) 3417-9494
Critérios para envio da imagem:
Imagem (tamanho máximo 5 MB – no formato . JPEG, .JPG ou .PNG).
Título da foto (tamanho máximo 5 palavras).
Descrição da foto (tamanho máximo 200 palavras).
Local, dia e horário de registro da foto (se possível, colocar local com georreferenciamento)
Nome completo, idade e telefone do autor da foto