Em breve, a população das regiões dos bairros Alvorada e Costa Rica contarão com o atendimento de farmácias municipais. Iniciadas em junho e julho, respectivamente, as obras têm investimento total de R$ 292 mil, estão em fase de conclusão e deverão ser entregues até fim do ano aos moradores. Os trabalhos estão sendo executados pela Construtora e Pavimentadora Concivi.

A construção das duas farmácias foram anunciadas pelo prefeito Gabriel Ferrato e pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, em março desde ano e atende uma antiga reivindicação dos moradores das duas regiões.

No Costa Rica, a farmácia terá 95,39 metros quadrados de área construída, com sala de dispensação, almoxarifado, sala farmacêutica, copa e sanitário. A obra está em fase de acabamento, com a colocação de pisos e revestimentos. A unidade irá funcionar ao lado ao PSF do bairro, inaugurado em março.

Para a enfermeira responsável pelo PSF Costa Rica, Ana Beatriz de Moura, a construção da farmácia trará muitos benefícios para os moradores de toda aquela região, que atualmente é composta de mais de 2 mil pessoas. Atualmente, os pacientes fazem a retirada de medicamentos na farmácia instalada ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina. “Com esta unidade, a população poderá retirar o medicamento logo após passar pela consulta com o médico do PSF. Serão beneficiados tanto os pacientes atendidos em nossa unidade como também os que são vinculados ao PSF Campestre”, salienta Ana Beatriz.

Esta também é a opinião da enfermeira Simone Fuzatto, responsável pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Alvorada, onde funciona ainda o Ambulatório de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme. Segundo Simone, a unidade do Alvorada atende muitos idosos que precisam se descolar até a farmácia localizada na UPA Piracicamirim. “Temos uma grande demanda e esta farmácia beneficiará aproximadamente 20 mil moradores que são atendidos pelas unidades de saúde da região”, ressalta a enfermeira.

A construção da farmácia do Alvorada também está em fase final. O prédio conta com 80,15 metros quadrados de área construída e é composto por sala de almoxarifado, dispensação, sala farmacêutica e sanitário.

O secretário de Saúde destaca que o objetivo principal da Administração é sempre proporcionar atendimento de qualidade para os usuários do sistema de saúde. “Com as duas farmácias vamos desafogar o atendimento realizado nas unidades do Piracicamirim e Vila Cristina”. Pedro Mello afirmou ainda que ambas as regiões são muito populosas e estão em amplo crescimento. “É necessário sempre investir em ações que contribuam para qualidade de vida da população e isso vem sendo realizado pelo prefeito Gabriel Ferrato”, afirma.

Dados do mês de agosto mostram que a farmácia da UPA Vila Cristina realizou a dispensação de 16 mil medicamentos. Já na unidade do Piracicamirim foram 20.700 atendimentos.

O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, salienta que é sempre gratificante executar projetos que geram benefícios sociais à população. “Essas duas obras, que serão finalizadas em breve, irão trazer grande melhoria nas duas comunidades. Estamos executando outros projetos na área da saúde que contemplarão outros bairros do município”, diz o titular da pasta.

Atualmente, Piracicaba conta com 23 farmácias municipais, sendo 21 farmácias na Atenção Básica, uma no Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e a Farmácia de Medicamentos Especializados (Alto Custo). As farmácias municipais distribuem 127 medicamentos padronizados.