Portal do Município de Piracicaba

Farmácia de Alto Custo atende em novo endereço

Novo espaço fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, ao lado do Fundo Social de Solidariedade, e foi oferecido pela primeira-dama, Valkíria Callovi

Por CCS / Publicado em 25/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba começou a funcionar em novo endereço ontem, segunda-feira, 24/11: na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.073 (em frente ao Varejão da Paulista) e ao lado do prédio onde funciona o Fundo Social de Solidariedade. A mudança para o imóvel de 620 metros quadrados tem como objetivo oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento aos pacientes.
O novo espaço para abrigar a Farmácia foi oferecido pela presidente do Fundo Social e primeira-dama, Valkíria Callovi. “O prédio do Fundo Social tem uma boa estrutura e é capaz de abrigar os dois serviços, que são muito importantes para a população. Agora, de fato, as pessoas que precisam retirar os medicamentos terão muito mais conforto para fazê-lo nesse novo espaço. Outra vantagem é a localização, de fácil acesso e com várias opções no transporte coletivo. É uma conquista de todos”, comemorou Valkíria.
O novo espaço fornece melhores condições sanitárias e de acessibilidade e o horário de funcionamento permanece o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A Farmácia de Alto Custo disponibiliza medicamentos indicados para tratar doenças graves, crônicas ou raras. Para ter acesso é preciso apresentar prescrição médica detalhada, laudos, documentos e exames médicos. Os medicamentos entregues ao público são fornecidos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde.
“A mudança foi planejada com o objetivo de aprimorar os fluxos de atendimento e armazenamento, garantindo maior eficiência na dispensação dos medicamentos do chamado Componente Especializado. Com a nova estrutura, esperamos oferecer um ambiente mais acolhedor aos pacientes e dar mais agilidade na dispensação de medicamentos, fortalecendo a qualidade e a humanização do serviço prestado”, relata o secretário-executivo de Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Gustavo Aguiar.
A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba atende, em média, 12 mil pacientes por mês e dentre os medicamentos disponíveis estão os indicados para o tratamento de artrite reumatoide, esclerose múltipla, doença de Crohn, hepatite viral, asma, DPOC, Parkinson, epilepsia, diabetes tipo 1, esquizofrenia, entre outras enfermidades contempladas pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.
“A mudança de endereço representa mais um passo no compromisso da Secretaria de Saúde em aprimorar a estrutura dos serviços oferecidos à população. Queremos que os pacientes tenham um ambiente mais acolhedor e organizado, que facilite o acesso e garanta o atendimento com qualidade e dignidade”, destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.
MUDANÇA APROVADA – Daiane Souza Santos foi ao novo endereço da farmácia na segunda-feira para buscar o medicamento usado há um ano pelo filho Lucas, de 14 anos. “O espaço aqui é melhor. Tem lugar para sentar, acomoda melhor os idosos também”, disse. Ela citou também maior facilidade de acesso ao transporte público.”Tem mais linhas”.

A imagem mostra três pessoas em pé, possivelmente em um evento ou local de atendimento. À esquerda, um jovem com cabelo crespo e camiseta amarela, usando um cordão com crachá. No centro, uma mulher com cabelo preso em coque, usando óculos e uma camiseta vermelha, também com um cordão e crachá. À direita, uma jovem com óculos, camiseta azul escura e um boneco laranja nas mãos, segurando um celular e fazendo um sinal de positivo com o polegar. Ao fundo, é possível ver outras pessoas, balcões com números (4 e 5 visíveis) e divisórias, sugerindo um ambiente de organização ou atendimento ao público. Há também mesas com computadores e cadeiras. A iluminação parece ser artificial, vinda de luminárias no teto.
Daiane Santos com os filhos Lucas e Sophia mudança aprovada

Gilberto Barbosa, de 69 anos, usa os medicamentos disponibilizados pela Farmácia de Alto Custo há 8 anos. Morador do Jaraguá, aprovou a mudança. “Gostei do lugar, ficou bonito”, disse.

A imagem mostra um homem de meia-idade, com cabelos grisalhos e barba, em pé em um corredor com cadeiras pretas alinhadas. Ele veste uma camiseta cinza com listras pretas no peito e um óculos de sol no bolso. O homem segura um papel e uma pequena caixa vermelha nas mãos. Ao fundo, há portas azuis com símbolos de banheiro, outras pessoas sentadas e em pé, e uma área externa com vegetação. A iluminação é clara, sugerindo um ambiente interno como uma sala de espera ou um centro de atendimento.
Gilberto Barbosa, morador do Jaraguá, gostou das novas instalações da Farmácia de Alto Custo

Morador do Algodoal, Celmo Oliveira, de 67 anos, usa medicamento para pressão ocular disponibilizado pela farmácia há 3 anos. “Está aprovadíssimo este novo lugar. É mais amplo e as pessoas que vem retirar o medicamento ficam melhor acomodadas”.

A imagem mostra um homem mais velho, vestindo uma camisa polo branca com um logo preto e um boné preto, segurando um papel com informações e duas caixas pequenas em suas mãos. Ele está em primeiro plano, olhando diretamente para a câmera. Ao fundo, há várias fileiras de cadeiras pretas vazias e algumas pessoas sentadas, que parecem estar em uma sala de espera ou local de evento. As paredes são cinzas e azuis, e há duas portas azuis com símbolos de banheiro no fundo. O ambiente sugere um local público, possivelmente uma clínica, posto de saúde ou centro comunitário.
Celmo Oliveira destacou que os pacientes ficam melhor acomodados no novo endereço da Farmácia de Alto Custo


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.