Família Rotariana doa novas máscaras de proteção à Atenção Básica
A enfermeira Beatriz Viduani Sopran, da USF São Francisco, a presidente da Associação das Famílias Rotarianas de Piracicaba (AFROP), Danielle Pupin (à frente), e rotariana Ana Lucia Amstalden
O Rotary Club de Piracicaba, Rotary de Saltinho e AFROP entregaram nesta manhã de quinta-feira (07/05) 420 máscaras de proteção facial face shield para os profissionais das unidades de saúde da Atenção Básica. A doação, que faz parte das ações filantrópicas da entidade no combate ao coronavírus, ocorreu na USF São Francisco, pela presidente da Associação das Famílias Rotarianas de Piracicaba (AFROP), Danielle Pupin, e pela rotariana Ana Lucia Amstalden. Em abril, a entidade já havia entregue à Secretaria de Saúde outros 300 EPI semelhantes, totalizando 720. De acordo com Danielle, Santa Casa, HFC, Hospital Regional e Associação Ilumina também foram beneficiados com a atitude. Serão contemplados também os profissionais do SAMU e do Centro de Especialidades Médicas (CEM), ambos ligados à Secretaria Municipal de Saúde. “Seguimos a orientação do Rotary Internacional, que criou em sua atuação mundial uma área voltada à prevenção e combate de doenças, especialmente a poliomielite, temos realizado ações em Piracicaba de apoio ao combate ao coronavírus, que é um problema emergencial. Assim, todos os nossos esforços nesse momento estão voltados a produção de EPIs aos profissionais de saúde da cidade de Piracicaba e região durante a pandemia”, explicou.
O Rotary Brasil, por sua vez, criou um projeto chamado “Corona Zero”, contribuindo com o envio de testes para diagnóstico da doença a várias cidades do país. “A pedido do Rotary Club Piracicaba – Paulista e Rotary Club de Saltinho, conseguimos 100 testes do Rotary Brasil para ajudar no trabalho de testagem dos idoso do Lar Betel, pelos profissionais da Secretaria de Saúde. Com isso, todos os moradores e funcionários da entidade puderam ser devidamente avaliados para um trabalho mais seguro de monitoramento e isolamento”, contou Danielle.
Outros rotarianos estão trabalhando no mesmo sentido. O Rotary Club Luiz de Queiroz, por exemplo, doou recentemente 90 mil máscaras de pano à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), que serão usados pelos profissionais da pasta e pelos moradores de rua, especialmente aqueles que estão acolhidos no Lar das Ruas (Ginásio de Lutas e Artes Marciais), bairro Jaraguá, criado a partir de parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Smads e de Lazer e Atividades Motoras (Selam). A AFROP já doou também à Saúde 30 galões de 5 litros de álcool em gel cada, além de produtos de limpeza a 15 instituições filantrópicas do município.
