A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), está com inscrições abertas para novas famílias que queiram aderir ao serviço Família Acolhedora. O Família Acolhedora tem como objetivo proporcionar acolhimento familiar a crianças e adolescentes que necessitem ser afastados de sua família de origem em decorrência de medida de proteção por determinação judicial. O prazo para as incrições termina na sexta-feira, dia 29/01.
Atualmente, o serviço tem 17 famílias acolhedoras cadastradas e sete delas estão com crianças ou adolescentes acolhidos. Durante todo período de acolhimento, tanto a família acolhedora como a família de origem são acompanhadas por uma equipe técnica especializada, para orientação e apoio psicossocial.
A Função da Família Acolhedora é assumir integralmente a guarda provisória de uma criança/adolescente, por no máximo 18 meses, oferecendo: afeto, alimentação, convivência familiar e comunitária, educação, saúde etc.
Para ser uma Família Acolhedora é necessário ser maior de 25 anos e não estar inscrito em cadastro de adoção, morar em Piracicaba, sem perspectiva de mudança nos próximos três anos; ser idôneo e ter boa saúde física e mental; não possuir no seu núcleo familiar pessoa com problemas psiquiátricos ou dependência de álcool e outras drogas; ter disponibilidade para participação sistemática do processo de capacitação e seleção, além de outras eventuais atividades no serviço e contar com a anuência de todos os membros da família, que deve ser manifestado à equipe durante o processo de seleção.
Para se inscrever ou buscar mais infomeção é possível se dirigir à sede do serviço, que fica na Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 200, Nova América, ligar para 3422-0621 ou enviar e-mail para familiaacolhedora@piracicaba.sp.gov.br.