Portal do Município de Piracicaba

Faça bonito: passeata sensibiliza sobre Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Comunicação Social / Publicado em 18/05/2018
Tempo de leitura: 6 minutos.

Piracicaba, 18 de maio de 2018 – Mais de 300 pessoas, munidas de apitos, flores, cartazes, muita convicção nas palavras de ordem e uma passeata repleta de crianças e adolescentes mostrando a importância de todos fazerem bonito no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Este é o resumo da passeata realizada hoje, 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com apoio das Secretarias de Trânsito e Transportes, de Esportes Lazer e Atividades Motoras, Educação, Obras, Defesa do Meio Ambiente e da empresa Águas do Mirante.

Dentre as mais de 300 pessoas, crianças atendidas pelos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), em companhia de seus orientadores, adolescentes aprendizes do Instituto Formar, acompanhados de profissionais do Instituto, adolescentes do Projeto Gerações, também acompanhados de seus orientadores, usuários e profissionais do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), profissionais dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Serviço Família Acolhedora, dos departamentos da Semdes, do Programa Saúde da Família, da Associação Atlética Educando Pelo Esporte, do Crami (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância/Piracicaba), da Afasmac (Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília), do Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José), do Conselho tutelar e atiradores do Tiro de Guerra.

Durante a passeata – que foi acompanhada pela fanfarra da escola municipal José Antônio de Oliveira – e fez com que as pessoas parassem para ver o grupo passar, foram distribuídos folhetos sobre como denunciar e como reconhecer o abuso de crianças e adolescentes. Além dos folhetos, cartazes lembravam que criança não é brinquedo, que a sociedade que sabe do abuso e nada faz é cúmplice e que nós podemos ajudar a quebrar o silêncio de crianças e adolescentes que sofrem caladas e que o número para denunciar é o Disque 100. Durante o trajeto percorrido pela Rua Governador Pedro de Toledo, entre as ruas Dom Pedro II e a São José, as crianças também proferiram palavras de ordem como não, não, não, diga não à exploração e Não, não, Não, ao abuso sexual contra crianças e adolescentes dizemos NÃO!!!!

A passeata, que chegou ao 8º ano de realização em Piracicaba, finalizou na Praça José Bonifácio, com a titular da Semdes, Eliete Nunes, explicando a importância daquele ato e da sensibilização da sociedade para a causa e dando microfone às diferentes instituições e serviços presentes no evento para falarem sobre o assunto Abuso e Exploração Sexual. O evento culminou com a foto oficial dos participantes da passeata na escadaria da Catedral de Santo Antônio.

Palestra – Também como parte das ações alusivas ao 18 de Maio e à Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que realiza ações de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no mês de maio e ocorre em âmbito nacional, a Semdes promoveu na tarde de ontem, no auditório da secretaria Municipal de Educação, a palestra Abuso sexual e alienação parental: a vítima sempre é a criança!, com a psicóloga judiciária Cristina Helena Machado Albuquerque e assistente social judiciária, Fabiane Cristina Vieira de Souza.

Outras ações – Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações e Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) promovem rodas de conversa, sensibilização e esclarecimentos sobre a temática para os usuários dos serviços. Na última quarta-feira (16), dia 21 e dia 30, adolescentes de 15 a 17 anos, do serviço Gerações, das áreas de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Piracicamirim, Jardim São Paulo e São José, respectivamente, participam de roda de conversa “Abuso e Exploração Sexual Infantil”, com técnicos do Serviço Complementar ao Paefi O objetivo, conforme descritivo do serviço, é abordar a questão “Abuso Infantil”, elucidando o tema e promovendo reflexão. O Case realiza também passeatas no dia 18 de maio, no período da tarde, nas ruas que circundam cada uma das unidades. O serviço também promove roda de conversa com os usuários sobre a temática.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.