Exposição no Engenho reúne trabalhos produzidos por Paulo Caruso para o Roda Viva
Com 40 charges e caricaturas originais produzidas pelo cartunista Paulo Caruso, feitas durante os mais de 35 anos do programa Roda Viva, da TV Cultura, a exposição Na Roda com Paulo Caruso pode ser vista gratuitamente até dia 30/10 no Armazém 14 do Engenho Central. A mostra é uma paralela do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e pode ser visitada de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).
Na Roda com Paulo Caruso é uma mostra paralela do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba A mostra Na Roda com Paulo Caruso é uma síntese do programa televisivo que recebe diversos personas de destaque das artes, cultura, ciência, tecnologia e política, portanto, na exposição é possível compreender a conjuntura do Brasil em cada período de tempo dentro das três décadas de trabalho do artista no Roda Viva. As charges contextualizam os retratos de suas respectivas épocas e foram escolhidas pelo próprio Paulo Caruso, que também assina a curadoria.
Exposição Na Roda com Paulo Caruso pode ser vista gratuitamente até dia 30 de outubro
Entre as caricaturas expostas estão a do desenhista, humorista e dramaturgo Millôr Fernandes, entrevistado em 1989; do médico americano Patch Adams, em 2007; do ex-governador Leonel Brizola e da apresentadora Hebe Camargo, em 1987. Durante o tempo de trabalho no Roda Vida, Caruso produziu mais de 2.000 desenhos, que adicionaram humor e dinamismo aos assuntos abordados pelos convidados no programa. “É uma honra para mim participar de mais uma edição do Salão, com o qual eu tenho uma grande história, porque já tive trabalhos selecionados, fui presidente em várias edições, fui jurado de seleção e premiação, então, sempre fui muito ativo ao longo do tempo nesta grande mostra de humor gráfico”, contou Paulo Caruso, acrescentando que foi no Salão que conheceu pessoalmente Millôr Fernandes, Ziraldo e Jaguar.
Visitas à mostra podem ser feitas de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h SALÃOZINHO – O Salãozinho de Humor de Piracicaba está na 20ª edição e teve 1.969 trabalhos inscritos, produzidos por alunos de 7 a 14 anos de idade. Destes, foram selecionadas para a exposição 100 obras de estudantes de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba, Americana, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro. As obras também podem ser vistas até 30 de outubro no armazém 14 do Engenho Central. PARALELAS – Além da mostra oficial e do Salãozinho e da exposição Na Roda com Paulo Caruso, a programação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba inclui outras nove exposições paralelas. Dentro do Armazém 14, no Engenho Central, estão disponíveis para visitação até 30 de outubro as mostras Humor Além do Risco, de Sÿnnove Hilkner; Paffaro: A Arte como Vida, de Gustavo Paffaro; Lapiceando el Mundo, de Anne Derenne, e Escultores em Bloco, de Luiz Carlos Fernandes. No mesmo período, a Casa do Povoador abriga a exposição Quarenta e Nove Cartazes para Piracicaba, de diversos artistas. E tem, ainda, A Mostra Grátis, também com diferentes autores, na rodoviária de Piracicaba; PortoCartoon – Línguas e Mundo, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz Arruda Pinto; Marangoni é XV, de Luis Henrique Marangoni, no Casarão do Turismo, e Ziraldo 90, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. SERVIÇO – 49ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Exposição paralela: Na Roda com Paulo Caruso. Visitação: até dia 30/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Av. Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615.
