Projeto Olho d'Água traz experiência interativa com instalações artísticas e óculos de realidade virtual Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual. Essa é a proposta da exposição itinerante Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais, que começa amanhã, 06/10, na praça José Bonifácio. A ação, que é gratuita, tem apoio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), sendo viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem patrocínio da Mirante e do Instituto Aegea.

O projeto acontece até o dia 09/10. Amanhã e sexta-feira, 06 e 07/10, o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado, 08/10, e no domingo, 09/10, a exposição será aberta ao público, das 14h às 18h. Além disso, haverá exibição de curtas metragens ambientais dentro da Mostra de Cinema ao Ar Livre, que acontece às 19h, no sábado, e às 18h no domingo. A entrada é gratuita. Montagem da estrutura teve início hoje, 05/10 (Gabriel Bertolo/Mirante)

Com o tema Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

Piracicaba é o primeiro município paulista a receber o projeto, que já passou pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Rio de Janeiro. Na sequência, Holambra recebe o projeto entre os dias 13 e 16/10, e Matão entre 20 e 23/10.

Para o superintendente do Semae, Clarindo José de Morais Neto, a expectativa é que os participantes se divirtam, mas também aprendam. “Esperamos que o maior número de pessoas consiga prestigiar esse projeto, totalmente interativo e inovador, jamais apresentado em nossa cidade e que objetiva conscientizar as pessoas quanto à importância e ciclo dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente. Nos sentimos lisonjeados em Piracicaba ser eleita a cidade para sediar o projeto, dentre tantas que fazem parte do grupo Aegea”, destaca.

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

CINEMA – A Mostra Cine ao Ar Livre, que acontece às 19h no sábado e às 18h no domingo, tem curadoria da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

“A novidade desta temporada é essa curadoria feita pela ONG Ecofalante para a Mostra de Cinema ao ar livre. Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, coordenador de produção do projeto.

Mais informações podem ser consultadas no site do projeto: https://www.olhodagua.art.br/

PROGRAMAÇÃO

Projeto itinerante Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais na praça José Bonifácio:

06 e 07/10 (quinta e sexta)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

08/10 (sábado)

Exposição: 14h às 18h

Cinema ao ar livre: 19h

09/10 (domingo)

Exposição: 14h às 18h

Cinema ao ar livre: 18h