Exposição na Casa do Povoador reúne caricaturas e charges de artistas iranianos

Saba Darabian e Alireza Pakdel
Um dia antes da abertura oficial do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, será aberta na próxima sexta-feira, 9, a partir das 19h30, na Casa do Povoador, uma exposição paralela com trabalhos de dois dos membros do júri de premiação do evento. “Amor e Humor Iraniano” reúne 40 trabalhos, entre charges, cartuns, caricaturas e ilustrações dos artistas Alireza Pakdel e Saba Darabian, que estarão presentes na solenidade. A entrada é gratuita.
O casal iraniano tem uma grande ligação com a arte. “Sou ilustradora e trabalho para uma revista. Atuo também como professora de pintura para adolescentes e crianças. Amo meu trabalho”, afirma Saba.

Pakdel é cartunista, caricaturista e ilustrador. Em 2016, foi o vencedor da categoria charge e também do Grande Prêmio do evento piracicabano, com um trabalho que traz à tona o naufrágio de refugiados de países do Oriente Médio, diante do olhar passivo de um Ocidente que se mostra insensível a tal drama.
“O Salão de Piracicaba é conhecido em todo o mundo por sua grande qualidade. Um dos meus objetivos profissionais era ganhar um prêmio neste festival e conquistei o primeiro lugar em charge e o Grande Prêmio em 2016. O sonho se tornou realidade”, comemora o artista iraniano.
O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu).
JÚRI – O júri de premiação do salão se reuniu no dia 3 de agosto no Armazém 14 do Engenho Central e foi formado, além dos artistas iranianos, por Reinaldo Figueiredo (humorista conhecido pelo trabalho no Casseta e Planeta), Luiz Gustavo Paffaro (cartunista, caricaturista e ilustrador), Luiz Carlos Fernandes (chargista, caricaturista, ilustrador e escultor), Silvano Mello (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Claudia Kfouri (cartunista, ilustradora e escultora).
Os trabalhos premiados serão conhecidos na solenidade de abertura do salão, marcada para o próximo sábado, 10, no Engenho Central. A mostra oficial reúne 449 trabalhos, expostos no Armazém 14 do Engenho Central, escolhidos entre os 2.781 inscritos. Há ainda outras atividades que compõem a programação oficial, como mostras paralelas, oficinas e ações especiais.
SERVIÇO – Exposição “Amor e Humor Iraniano”, com trabalhos de Alireza Pakdel e Saba Darabian. Abertura na sexta, 9/8, a partir das 19h30, na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, 800). Visitação até 27 de outubro, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Entrada gratuita.
