Exposição do repórter fotográfico Pauleo será aberta nesta sexta-feira, dia 27, no Museu
Com curadoria da equipe do espaço, exposição ficará em cartaz até 10 de julho; a visitação é gratuita
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abre nesta sexta-feira, 27/05, exposição de fotografia do repórter fotográfico Pauleo. A mostra poderá ser visitada até dia 10/07, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.
A exposição Vida no Campo contará com fotografias feitas na zona rural das cidades de Piracicaba e Americana, entre os anos de 2005 e 2010, as quais retratam a vida no campo, nas lavouras de cana-de-açúcar. “O público será conduzido à apreciação artística fotográfica e reflexão contextual sobre as condições vivenciadas por trabalhadores rurais e o meio em que interagem, importante espaço para o desenvolvimento dos centros urbanos que geralmente é deixado de lado nas narrativas da modernidade”, ressaltou a diretora do Museu, Renata Gava.
Para Pauléo, o campo e a natureza oferecem gratuitamente a oportunidade do fotógrafo captar imagens belas, contrastando com a penosa tarefa do trabalhador rural.
Sobre o Museu Prudente de Moraes – Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.
SERVIÇO – Abertura da Exposição Vida no Campo, do repórter fotográfico Pauleo, no Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro). Dia 27/05. A mostra poderá ser visitada até dia 10/07, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.
